LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)


A festa em comemoração aos 89 anos de instalação do município de Guajará Mirim continua acontecendo

personLENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA) date_range12 Abr 2018 - 08h22

Porém, o grande momento aconteceu na última segunda feira dia 9, quando foi realizada a 1ª Noite da Saltenha. Apesar de muitas pessoas saírem fazendo gozação, pois, na festa o que faltou mesmo foi SALTENHA.



********



Na festa da Saltenha, não teve Saltenha! Mais teve show do bumba Malhadinho. O pessoal que compareceu a praça da Estação da Madeira Mamoré ou do Museu de Guajará Mirim foi unânime em elogiar a bela apresentação do Boi da Edileusa e do Léo.



********



Quem ficou feliz foi o deputado estadual Dr. Neidson que marcou presença e é torcedor de carteirinha do boi azul. Muitos sairam dizendo que o show do Malhadinho na festa da Saltenha, lembrou as grandes apresentações no Duelo na Fronteira.



********



Não sei se esqueceram de convidar o Flor do Campo, ou se existe alguma pendenga entre o boi vermelho e a atual administração da Pérola do Mamoré. Tentei contato com a SOL e não consegui, para saber o porque o boi da dona Georgina não se apresentou na festa dos 89 anos de instalação do município de Guajará Mirim.



********



Por falar nisso, chamo a atenção do meu amigo Anisinho para o fato de estarem divulgando, em tudo quanto é site de Guajará, que o município está festejando 89 de Emancipação Politica Administrativa. Vamos corrigir. Guajará está festejando 89 anos de INSTALAÇÃO (quando o 1º prefeito toma posse)



********



A emancipação política de Guajará Mirim é festejada no dia 12 de julho. Pois foi nessa data em 1928, que foi assinada a Lei 991 criando o município de Guajará Mirim em área desmembrada do município de Santo Antônio do Madeira. Gorayebe, avisa aí o que está sendo comemorado.



*******



Por falar em Boi Bumbá, tudo indica que os galpões que estão sendo construídos no terreno do bumbódromo, se tudo correr como o programado, devem ser inaugurados até o final de maio. De acordo com o que foi acordado entre o governo estadual e o Ministério do Turismo cada bumbá vai administrar um galpão.



*********



Os dirigentes dos dois bois estão na expectativa da entrega do patrimônio, pois, ali é local adequado para funcionar oficinas de artesanato com especialidade em confecção de cenários para apresentação de Boi Bumbá, além de oficinas de dança, corte e costura e música entre outras.



*******



Acontece que os dois grupos de bumbás da Pérola do Mamoré estão com restrições em suas prestações de contas e, caso esse problema não seja sanado a tempo, não vão poder administrar o próprio público. Esperamos que tudo seja solucionado, pois, o Duelo na Fronteira precisa ser resgatado em sua plenitude.



********



Esperamos que este ano a festa dos bois de Guajará volte a acontecer no mês de agosto. O povo da Pérola do Mamoré adora prestigiar o Duelo na Fronteira, porém, é preciso que o evento volte para sua data tradicional.



********



O Malhadinho mostrou na noite da última segunda feira, que está firme para a hora que for convocado a se apresentar. Vamos ficar torcendo que o Flor do Campo também esteja gabaritado para oferecer um grande espetáculo durante o Duelo na Fronteira deste ano. Estamos torcendo!



********



Enquanto isso em Porto Velho, a prefeitura através da Funcultural, promoveu na última terça feira dia 10, o pré-lançamento do Boto Rock Festival. O Parque da Cidade recebeu público considerável que prestigiou a festa curtindo muito Rock.



********



A festa pra valer, vai acontecer nos próximos dias 20 e 21 com show de 34 bandas, divididas em dois palcos, com cada uma tendo 30 minutos para mostrar seu trabalho. Das 34 bandas, 22 são de músicas autorais.



********



Vamos agendar essa programação!



Cláudia Alencar da Globo ministra workshop no final do mês em PVH



A atriz Cláudia Alencar estará em Porto Velho para ministrar um Workshop de Atuação em Teatro e TV, que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, das 14 às 19 horas na sede da Uninter Porto Velho. O evento é promovido pelo  Instituto Babaçu da Amazônia. No final da oficina os participantes desenvolverão a produção de curta-metragem.



O evento será baseado na busca do Eu do criador, para isso serão realizados monólogos para cada participante e para estimular a criatividade e a comunicação serão desenvolvidos jogos corporais, vocais, sensoriais, imaginativos, cognitivos e escritos, também será ensinada a técnica para a gravação de monólogos para a televisão e a aplicação correta da técnica utilizada.



Para inscrições, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 99984-4569.



Sesc Partituras acontece hoje a noite no teatro 1



O Sesc Partituras 2018, apresenta na noites desta quinta feira 12, a primeira sessão do Projeto este ano.



O compositor homenageado é Edino Krieger que terá suas obras executadas pelos talentos de Rondônia músicos Leonel Xapoca, Paulo Humberto, musicistas Llitsia Moreno e Andréa Figueiredo e a cantora lírica Lívia Lavorente. O evento está marcado para começar as 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada com entrada franca.



Sobre o homenageado



Edino Krieger nasceu em 17 de março de 1928 na cidade de Brusque, Santa Catarina, onde iniciou os estudos de violino aos sete anos com o seu pai, o compositor e regente Aldo Krieger. As obras de Edino Krieger figuram nos programas de concerto de orquestras, conjuntos camerísticos, corais e intérpretes solistas, tanto no Brasil quanto no exterior, sendo longa a lista de intérpretes nacionais e internacionais.



O concerto é parte integrante da programação do Sesc Partituras 2018, que tem por objetivo possibilitar ao público a ampliação da vivência musical para além do que já é acessível através dos principais meios de difusão da música, fomentando a produção e circulação de projetos artísticos, além de apoiar a preservação, criação e difusão do patrimônio musical brasileiro.



Sobre Sesc Partituras



O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos, que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita. Importante ferramenta para músicos, estudantes de música e pesquisadores, o site oferece um eficiente sistema de busca que permite a visualização, download e impressão integral de partituras das obras catalogadas. O acervo do projeto contempla exclusivamente obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico. (Comunicação Sesc/RO)


Sobre o autor

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)

Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com