A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR Celso Lungaretti )


"AH, O BRASIL MUDOU! ESSAS MULHERES MORENAS SABEM IMPOR SUAS VOZES CONTRA A AMEAÇA DE UM NOVO OPRESSOR"

personA VISÃO DEMOCRÁTICA (POR Celso Lungaretti ) date_range04 Out 2018 - 07h21

rui martins


#elenao #elenao


Sem bola de cristal, não consigo imaginar o que nos trarão as próximas semanas e se a frágil estrutura democrática brasileira vai suportar a ameaça próxima, visível, opressiva e sufocante de um novo período de trevas, perseguições, irracionalidade e falta de liberdade.


 


Pura paranoia de quem viveu os primeiros anos da ditadura militar e precisou mudar todo o curso de sua vida num exílio que nunca acabou? Espero que seja isso e não uma sensibilidade capaz de sentir os sinais anunciadores do pior.


 


É muito mais fácil escrever depois, do que antes da tragédia acontecer. E me vem à memória O Conformista, de Bertolucci, na Itália de Mussolini, quando o mal se instala de maneira irremediável.


 


As sensações boas podem rapidamente se degenerar em lampejos de angústia e medo. E nesse clima de apreensão vou tentar contar meu sentimento de reencontro, meio século depois, com o clamor popular.


 


No ônibus me levando do interior à capital paulista, não posso me conter e conto aos passageiros próximos a razão de minha viagem – vou representar minha família, minhas filhas e minha esposa na manifestação contra o Coiso, cujas declarações machistas ofenderam as mulheres, além de constituir um perigo para as recentes conquistas brasileiras. Uma senhora reage lamentando não poder ir.


 


No metrô da linha amarela, rumo ao Largo da Batata, elas constituem a maioria dos passageiros. Na escada rolante que nos leva à saída, não podem se conter e escandeiam — #elenao #elenao


 


Me lembro das vozes dos jovens há mais de cinquenta anos repetindo o refrão que não conseguia sensibilizar os passantes – O povo, unido, derruba a ditadura! ou Abaixo a ditadura!. Os tempos mudaram, a linguagem se compactou, as mensagens pela Internet se abreviam e os slogans ou palavras-de-ordem se sintetizaram como num tweet — #elenao. Ele quem? Quem ouve entende e sabe muito bem de quem se trata.




Ele é o recém-nascido do ovo da serpente. Em alguns meses incorporou a mensagem do ódio subjacente em tantas pessoas aparentemente pacatas, e as conquista com as promessas e o canto da sereia de um retrocesso, de um mundo reacionário, no qual serão punidos os desejos de mais liberdade e igualdade das mulheres, negros, índios, pobres, obrigados a se sujeitar ao seu lugar de submissão dentro da sociedade.


 


Subo numa mureta, posso ter uma visão de conjunto e num movimento de 360 graus contemplo toda aquela gente reunida.


 


Mulheres, morenas como é a cor das conquistas sociais dos últimos anos, livres, sem medo de mostrar seus corpos, seus desejos de igualdade com os homens e de fazer parte da nova sociedade em formação, de marcar sua determinação de serem donas de seu corpo, ventre e sexo, sem se submeterem a códigos ultrapassados criados por homens e deuses.


 


Difícil conter a emoção. Muita coisa mudou nesse meio século, difícil de digerir pela classe média, que não consegue se desligar da sua anacrônica trilogia de Deus, pátria e família.




 


Ah, o Brasil mudou! essas mulheres morenas não são mais escravas dos seus machos, nem objetos, nem devotas, nem ignorantes prontas a repetir a voz dos seus mestres, elas provaram o fruto proibido da liberdade, da igualdade e também sabem impor suas vozes contra a ameaça de um novo opressor — #elenao 


 


Talvez tenham de lutar. No dia seguinte à manifestação, leio que o bispo Edir Macedo e outros líderes evangélicos convocam seus fiéis contra a pecaminosa liberdade. 


 


Me lembro das igrejas protestantes alemãs que logo aderiram a Hitler, como se Deus aprovasse a raça pura dos meninos e rapazes da escola dominical que eram automaticamente inscritos e passavam a usar o uniforme da juventude hitlerista. O mea culpa do pós-guerra das igrejas alemãs não ressuscitou as vítimas das preces da hipocrisia. (por Rui Martins)




Como o Rui mencionou esta obra-prima do diretor Bertolucci, decidi


postá-la aqui mesmo com legendas apenas em inglês, esperando 


adiante poder oferecer opção melhor aos leitores. (CL)


 




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