RD POLITICA ( WC e redação)


Agronegócio de Rondônia fechado com coronel Marcos Rocha, três mulheres na Câmara Federal, 12 deputados estaduais se reelegeram e Lebrão é o campeão de votos

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range09 Out 2018 - 06h49

Federal – A previsão da coluna que possivelmente teríamos no mínimo quatro mulheres eleitas e reeleitas para a Câmara Federal não se concretizou. Mas três estarão no Congresso Nacional a partir de fevereiro do próximo ano. Jaqueline Cassol (PP) e Sílvia Cristina (PDT) são as novas caras femininas e Mariana Carvalho (PSDB), que se reelegeu. Marinha Raupp (MDB), cotada entre as reeleitas obteve votação pífia e Cláudia Moro (MDB), irmã de Confúcio que fez uma campanha ostensiva somou apenas 3.354 votos.



Federal II – A votação expressiva do jovem deputado estadual Léo Moraes (Podemos) (mais de 69 mil votos) não foi surpresa. Léo fez uma campanha organizada e identificada com o perfil do eleitorado atual onde as redes sociais fazem a diferença. A reeleição de Expedito Netto (PSD) não foi surpresa, mas a de Lúcio Mosquini (MDB) e do coronel João Chrsóstomo (PSL), sim. O coronel foi exonerado em março último, do cargo de titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos (Semisb), pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). A eleição de Mauro Nazif (PSB) não surpreendeu, porque ele sempre foi muito ligado ao funcionalismo público federal.



Estadual – A próxima legislatura da Assembleia Legislativa (Ale) terá doze “caras novas” no plenário. Dos 24 deputados, doze foram reeleitos. Dos novos deputados, apenas Ezequiel Neiva (PTB) já passou pela Casa de Leis, os demais estarão ocupando o cargo pela primeira vez. A disputa agora será pela composição da nova Mesa Diretora, que tem hoje, Maurão de Carvalho (MDB) na presidência. José Lebrão (MDB), 1º secretário e campeão de votos (20.357) é um dos candidatos a presidir a Mesa Diretora.



Eleições – A partir de amanhã (9) a campanha para o segundo turno já poderá ser iniciada pelos candidatos. Em Rondônia o ex-senador Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) disputa a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) com o coronel Marcos Rocha (PSL), que de forma surpreendente chegou ao segundo turno superando o candidato da coligação encabeçada pelo MDB, Maurão de Carvalho. Expedito somou 241.885 dos votos (31%) e Marcos Rocha 183.691 (24%). Rocha venceu Maurão, terceiro colocado por 10.001 votos.



Agronegócio – Na tarde de hoje (8) já no fechamento da coluna chegou uma informação importante sobre a sucessão estadual em Rondônia, nas eleições do segundo turno a governador. O maior empresário de soja do Estado, Juca Mazutti e outros produtores rurais do Cone Sul seguiram para Porto Velho, para se reunir com o coronel Marcos Rocha (PSL), hoje (8) que disputará o segundo turno das eleições ao governo do Estado com o ex-senador Expedito Júnior (PSDB). Mazutti afirmou a um profissional de comunicação da capital, que o agronegócio de Rondônia está fechado com Marcos Rocha. Sem dúvida um diferencial importante a favor de do coronel Rocha.



Respigo



O deputado estadual eleito pelo PSL, o sargento Eyder Brasil esteve na manhã de hoje (8) na Assembleia Legislativa. Venho conhecer a Casa do Povo, onde ocupará um gabinete a partir de fevereiro do próximo ano +++ Faltou ao empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli (PSL), candidato a senador propagar aos eleitores que estava na disputa de uma das duas vagas ao Senado. Bragattoli saiu do anonimato e perdeu a segunda vaga para o ex-governador Confúcio Moura (MDB), que somou 17,06% das intenções de voto contra 15,7% conseguidos por ele +++ Amanhã (9) a Assembleia Legislativa realizará sessão ordinária, a primeira, após as eleições em primeiro turno do último domingo a partir das 15h. Como se elegeram 12 dos 24 deputados a sessão deverá priorizar os discursos na tribuna +++ Política é como urtiga: se não mexer não coça. Tem gente que bate no peito dizendo que nunca perdeu eleição, mas quando perde é em dose dupla.



Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)