RD POLITICA ( WC e redação)


Amauri tem parecer favorável do MPE para candidatar-se em Jaru, as eleições chegando e o cinto apertando, trânsito maluco e irresponsável

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range15 Out 2020 - 05h34

 Jaru – A liberação pelo Ministério Público (MP) Eleitoral da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado estadual Amauri dos Muletas (PTB) para disputar a Prefeitura de Jaru nas eleições de novembro próximo “aquece” o eleitorado do município. A confirmação, ainda, depende da Justiça Eleitoral, mas com o parecer do MPE, alicerçado em princípios constitucionais certamente o registro será liberado e, além de Amauri, o prefeito João Gonçalves Júnior (PSDB), que concorre à reeleição e o comunicador de TV, Sebastião Santana (PRTB) antecipam, que teremos eleições parelhas em Jaru.  



 


Jaru II – A perspectiva de enorme concorrência em busca do voto majoritário em Jaru é previsível pela enorme diferença de comportamento entre os candidatos. O prefeito João Júnior tem a “máquina” administrativa na mão e não tem dificuldades financeiras. Amauri é de família tradicional da política regional. Além de já ter passado pela prefeitura, foi deputado estadual e ex-secretário de Estado, no governo Valdir Raupp. Já Santana é defensor dos menos favorecidos e seu programa na TV Cidade, o “Boca Livre”, que há anos tem cobrado com veemência ações de prefeitos e vereadores abrindo espaço para a população sinaliza uma disputa equilibrada na busca do voto do eleitor jaruense.  



Rolim – Muitos colegas, corajosos, amantes da política estão concorrendo a cargos eletivos na capital e no interior do Estado. Em Rolim de Moura o jornalista, bacharel em Direito e participante ativo nos bastidores da política local, Fernando Garcia, agora resolveu enfrentar as urnas. Garcia é proprietário do jornal “Folha da Mata” é candidato a vereador pelo Podemos e está confiante, que conseguirá uma das vagas na câmara de vereadores a partir de janeiro próximo. Eleito, certamente Garcia será importante no parlamento mirim, pois conhece bem o município, que pretende colaborar também como vereador.  



Ji-Paraná – A partir de amanhã (15) estaremos a trinta dias das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) nos municípios brasileiros. É um prazo curto e exige muita competência e habilidade dos candidatos e equipes, devido a exiguidade de tempo. Se antes as campanhas demoravam cerca de três meses, hoje é, de apenas um. A mobilização já é enorme na maioria dos municípios, mas em Ji-Paraná, o médico João Durval (PP) é quem está melhor se movimentando nas redes sociais e sites de notícias, opções mais eficientes nos tempos de internet. Esperava-se uma campanha mais acirrada no segundo maior município do Estado.  



Trânsito – Como aos poucos o comércio vai retomando as atividades, mesmo de forma criteriosa, devido ao coronavírus, com normas nem sempre obedecidos por todos o mundo vai girando. O movimento nas ruas e avenidas de Porto Velho já é intenso. A capital sempre teve um trânsito confuso, violento e indisciplinado, onde semáforos e placas de sinalização são considerados meros adornos por motoristas irresponsáveis e ignorados pela maior parte por motoqueiros. Como o sistema de motoboy aumentou de forma significativa com a pandemia a circulação de motocicletas praticamente quadruplicou, assim como as irregularidades. Há tempos cobramos um trabalho melhor e mais abrange na fiscalização de trânsito, que mata em larga escala e mutila um número enorme de pessoas diariamente. Até quando?!  



Respigo  



Muito criativo o eslogam de campanha do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que concorre à reeleição. Os adesivos colados nos carros trazem uma frase das mais objetivas: “Porto Velho já tem prefeito” +++ No próximo sábado a empresa JTP, que presta serviços no transporte coletivo urbano de Porto Velho deverá ampliar a sua frota, estimada em mais de 140 veículos. É que a empresa anterior, o Consórcio SIM abandonou a prestação de serviços e obrigou a JTP a antecipar o início dos trabalhos, mesmo de forma precária +++ Apesar de utilizar poucos veículos, pois a empresa também foi prejudicada com o coronavírus na montagem das carrocerias, quem utiliza os coletivos estão satisfeitos. Se comparados às sucatas anteriores os veículos da JTP são considerados pelos usuários “um luxo” com ar-condicionado, internet, poltronas confortáveis e mão de obra qualificada +++ E o lunático Tiziu Jidalías, ex-deputado estadual e candidato a prefeito de Ariquemes continua delirando politicamente. Há dias Tiziu descartou a vice, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Carla Redano (Patriota) que era sua vice, após decisão em convenção partidária, dizendo atender um “pedido de Deus” +++ Esta semana ele teria veiculado em redes sociais, que estaria no topo das candidaturas a prefeito de Ariquemes, segundo pesquisa de intenções de voto. Ocorre que pesquisas só podem ser divulgadas, após autorização da Justiça Eleitoral com uma série de exigências +++ O “Deus” (dele) esqueceu de avisá-lo, que pesquisa não é enquete. Certamente terá que pedir muita ajuda do além para poder superar os adversários e justificar para a Justiça Eleitoral.  


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)