LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)


Arena do Flor do Maracujá recebe tratamento especial - Cia Evolução participa de projeto incentivo a leitura no Ayrton Sena

personLENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA) date_range16 Jul 2019 - 07h39

Arena do Flor do Maracujá recebe tratamento especial - Cia Evolução participa de projeto incentivo a leitura no Ayrton Sena - Gente de Opinião




Dez dias para o inicio do maior evento cultural de Porto Velho, estou me referindo ao início do Arraial Flor do Maracujá, que deve começar sexta feira dia 26.



***********



Os preparativos estão de vento em popa, ainda ontem o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, esteve visitando os ateliês dos artesãos que se comprometeram a produzir os enfeites que irão decorar toda a área do Parque dos Tanques durante os dez dias de festa.



**********



A prefeitura tá com a equipe da Semusb já está providenciando a limpeza enquanto a Federon abriu o Curso de Jurados.



**********



Depois que parte da grana foi repassada aos grupos folclóricos as quadras de ensaios, ficam lotadas todas as noites.



**********



Tem grupo de quadrilha convidando para a apresentação de suas indumentárias nova que deve acontecer durante feijoada que será servida no próximo dia 20. É a junina JUABP.



***********



Quem está muita calada este ano é Rádio Farol do Severino Castro, dizem as ‘Matildes’ que a Furacão do Norte está se preparando na maior encolha, la na rua Jamari o que se ver é o movimento de trabalhadores do tipo soldador, carpinteiro, decorador e outros babados mais.



**********



A história do Egito é o tema da quadrilha que revolucionou o estilo da dança caipira em Porto Velho e hoje, é a maior vencedora do Flor do Maracujá.



**********



Por outro lado e aberta para quem quiser ver e analisar a Girassol está com sua equipe de artesãos soldadores, carpinteiros, decoradores e aderecistas, montando as alegorias e cenários para o tema “As Sete Trombetas” em frente à sede da escola de samba Acadêmicos do São João Batista no Parque Dos Tanques, ao ar livre para quem quiser ver.



***********



Creio que ainda durante esta semana, ouros grupos folclóricos ocuparão o espaço destinado à dispersão no Parque dos Tanques, para começar a confeccionar suas alegorias e cenários.



***********



Por falar nisso, fui informado de que o Bumbá Mirim Mancha Negra não vai se apresentar no Flor do Maracujá deste ano.



**********



Na realidade que me confidenciou essa informação foi a presidente do Grupo professora |Simone Guedes.



**********



Isso quer dizer que apenas dois bumbás mirins vão se apresentar no Flor do Maracujá este ano: Veludinho e Estrelinha.



*********



E mais, a grana que seria repassada ao Mancha Negra de acordo com o Estatuto da Federon terá que ser repassada para os dois bois mirins.



*********



A Simone quer que o dinheiro que seria do seu boi fosse repassado aos bumbás do Grupo de Acesso.



*********



O mesmo problema, está acontecendo com os grupos de quadrilhas, já que um grupo solicitou licença. Os grupos de acesso na categoria quadrilha junina querem que a Federon rateie esse valor, com eles, porém, o Estatuto da Federação diz que o dinheiro deve ser rateado entre todos do grupo Especial.



***********



O presidente Fernando Rocha convocou uma reunião (de consulta) para ontem à noite. A pauta era justamente sobre o repasse desses recurso para os grupo de acesso.



***********



Lembrando que pelo estatuto e pelo regimento interno da Federon o valor quando um grupo desiste de se apresentar, deve ser dividido entre os grupos da categoria do grupo desistente. Porém é conversando que a gente se entende.



***********



Por falar em festa folclórica. O festival Folclórico de Nazaré está batendo na porta. Começa na próxima sexta feira dia 19 e vai até domingo dia 21, no Distrito de Nazaré entre os distritos de São Carlos e Calama no Baixo Rio Madeira.



***********



Desde ontem, barcos saem do Porto do Cai N’água rumo a Nazaré. As saídas são em vários horários. É Barco Recreio e Lancha Expressa. Agenda essa festa que é uma das melhores da nossa região.



**********



Vamos aplaudir o Boi Curumim e a dança do Seringando, lá em Nazaré!



 



Arena do Flor do Maracujá



Recebe tratamento especial



 



O espaço da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques, local onde será montada a estrutura do 38º Arraial Flor do Maracujá, já está com uma equipe da Secretaria de Serviços Básicos – Semusb da prefeitura de Porto Velho, trabalhando na limpeza.



O prefeito autorizou que o serviço também envolva todo o entorno do Parque dos Tanques inclusive no espaço que é conhecido como “Cancha Reta” que fica abaixo da Cidade da Cultura com acesso pela Estrada do Belmont ou Nacional.



Equipes da Semusb realizam trabalhos de roço, capina, rastelagem e recolhimento de materiais inservíveis. As equipes também contam com ajuda de um trator acoplado com uma roçadeira, para dar mais agilidade ao serviço. Concluída toda a limpeza, a equipe realizará o serviço de pintura do muro do Parque de Exposição.



Antes, durante e após o Flor do Maracujá, a Prefeitura é responsável pela iluminação, organização do trânsito e limpeza do local, além da infraestrutura organizacional. Os trabalhos são desenvolvidos pela Fundação Cultural (Funcultural), pela Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), entre outros órgãos.



 



CURSO DE JURADOS



 



Sob a coordenação do professor doutor Marco Teixeira, a Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia – FEDERON deu inicio na noite de domingo dia 14, ao Curso de Capacitação aos Candidatos a Jurados.



Os horários são os seguintes



Terça e Quarta  dias 16 e 17: das 19 às  22.30 hs.  Sábado/ dia 20: das 18 às 22:30hs; Domingo, dia 21: das 18 às 22,30 hs; Terça  dia 23: sabatina da equipe com os presidentes de quadrlha: 19hs/FEDERON; Segunda, dia 22: das 19 às 22,30hs;  Quarta dia 24: sabatina da equipe com os presidentes de bois Bumbás. 19hs/ FEDERON;  Quinta, dia 25: divulgação dos júris  aprovados.



 



Arena do Flor do Maracujá recebe tratamento especial - Cia Evolução participa de projeto incentivo a leitura no Ayrton Sena - Gente de Opinião



 



Cia Evolução participa de projeto



Incentivo a leitura no Ayrton Sena 



Na manhã de domingo, (14), a Cia de Artes Evolução participou de uma ação social realizada na Biblioteca Comunitária Era Uma Vez, no bairro Ayrton Senna. A Cia Evolução apresentou o espetáculo “Festa dos Meus Sonhos”.



O projeto da Biblioteca Comunitária que une esporte e educação, incentivando a leitura é uma iniciativa do grupo Voluntários Ajudar em parceria com o projeto de Jiu jitsu Tribos de Zion e a Liga das Mulheres do bairro Ayrton Senna. O Ajudar é um grupo de voluntários que há sete anos realiza ações sociais nos bairros periféricos de Porto Velho.



Neste domingo, várias atividades foram realizadas com crianças e adolescentes dos bairros Ayrton Senna e Ulisses Guimarães. Os voluntários realizaram momentos de leitura, pintura, contação de historias, com o palhaço Pirulito, roda de conversa, premiação do leitor do mês e apresentação teatral, com a Cia Evolução.



Segundo Elaine Vieira, uma das idealizadoras do projeto, todos os meses os voluntários realizam uma atividade diferente para as crianças nas dependências da biblioteca Era Uma Vez. Para ela, a participação da Cia Evolução, foi tremenda, pois, foi possível através do teatro, mostrar para as crianças e adolescentes, outra forma de leitura, levando-os a viajar na imaginação. “É uma alegria que não sabemos explicar, quando conseguimos levar as crianças a ler e mostrar que existem outras formas de leitura”, disse Elaine.



Elaine disse ainda que o principal objetivo desse projeto é aliar esporte e educação com o propósito de mostrar às crianças e adolescentes que através do conhecimento, todos podem ir mais longe. E agradeceu a Cia Evolução pela participação no evento. “Nós só temos a agradecer a Cia de Artes Evolução pela participação, com a apresentação do espetáculo Festa dos Meus Sonhos, que foi maravilhosa. As crianças amaram, participaram e interagiram o tempo todo”.



A peça foi apresentada atores André Ribeiro e Eules Lycaon. O texto e direção são de Eules Lycaon. 



Sobre o autor

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)

Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com