POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)


As vacas magras

personPOLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA) date_range05 Abr 2018 - 07h42

A tragédia é outra e se apresenta como uma hidra de três cabeças: atraso, estagnação e retrocesso.





Em tempos de vacas magras, o baixo crescimento da economia brasileira no pós-recessão deve ser reconhecido como virtuoso. A tragédia é outra e se apresenta como uma hidra de três cabeças: atraso, estagnação e retrocesso.



Apenas uma instituição amazônica basta para denunciar a hidra brasileira. O corte de 40% dos recursos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) é um retrocesso. A impossibilidade até de contratar motoristas para conduzir os pesquisadores às ações de campo conduz à estagnação dos trabalhos. A situação criada para as instituições de pesquisa do Brasil é de manutenção e piora do atraso relativo do país.



Não se pode qualificar a situação com outra palavra a não ser tragédia. No ciclo 2022: o Brasil que queremos,realizado na Comissão Senado do Futuro, a conclusão da audiência pública com os especialistas do setor foi que a restrição de recursos para educação, ciência e tecnologia está levando o país à decadência.



Lorde Ernest Rutherford, criador do modelo de átomo, dizia que “povos sem ciência e sem técnica estão condenados a carregar lenha e água para os mais esclarecidos”. O noticiário amazônico está repleto de cargas de lenha e água que favorecem os povos “esclarecidos” na proporção inversa à míngua dos recursos para a pesquisa.



……………………………………….



No muro



Acompanhei com atenção a entrevista do presidente estadual dos Democratas, o habilidoso Marcos Rogério, liderança em ascenção no estado, no programa Rondônia em Debate da TV Gazeta. Pareceu-me esquivo liso como um bagre e bem em cima do muro.  Ele Espera mais definições no cenário político estadual para se definir.



A herança



Na sua primeira eleição a Câmara dos Deputados a parlamentar Mariana Carvalho (PSDB) herdou uma grande massa de eleitores do então prefeito Mauro Nazif (PSB) que tinha sido deputado federal e exercia na época, 2014,  o cargo de alcaide na capital. Agora, os dois vão ter um confronto direto por um segmento de votos que já foi de Tomás e Guedes. Vamos às apostas.



Os encontros



Depois do sucesso do encontro estadual de Vilhena, marcado pela filiação do ex-prefeito Melki Donadon egresso do MDB e várias lideranças do Cone Sul rondoniense, o PDT esta organizando encontros estaduais em Ariquemes – com novas filiações – e Porto Velho. O senador Acir Gurgacz esta satisfeito com os reforços recebidos no Vale do Jamari e na capital.



Debandada?



Embora negue, uma debandada no MDB sugeria que a saída do governador Confúcio Moura do partido estava bem próxima. Depois da deputada estadual Rosangela Donadon (Vilhena), saiu o prefeito de Ariquemes Thiago Flores e segue pelo mesmo caminho o deputado Só na Bença (Pimenta Bueno). A irmã do governador Claudia Moura também estava definindo até terça-feira um novo partido.



Grande peleja



Esta se desenhando uma grande peleja as duas vagas ao Senado nesta temporada.  Para a reeleição Valdir Raupp (MDB), como predadores Expedito Junior (PSDB), Confúcio Moura (?????), Jesualdo Pires (PSB) e Aluízio Vidal (Rede) pintam como grandes protagonistas. Confúcio é favorito para uma das vagas e o outro nome vai depender do segundo voto.



Via Direta



*** Marinho da Caerd, com base na região de Machadinho do Oeste e Romeu Reolon, com domicilio eleitoral em Alto Paraíso reforçam a nominata de candidatos a Assembléia Legislativa do PSDC *** A lista ainda não esta fechada, aguardando a adesões no encerramento do troca troca partidário neste sábado, dia 7 *** O deputado estadual Hermínio Coelho confirmou seu ingresso no PC do B, do cacique Pantera *** A primeira dama Yeda Chaves deve reforçar a lista tucana para ALE-RO.



Sobre o autor

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br