CARLOS HENRIQUE ÂNGELO (BLOG DO CHA)


Boataria faz mais sucesso que a copa

personCARLOS HENRIQUE ÂNGELO (BLOG DO CHA) date_range30 Jun 2018 - 08h22
Daniel Pereira é alvo referencial: a mais recente fake diz que ele vai renunciar por uma vaga de conselheiro do TCE, segundo fake que rola no próprio Tribunal de Contas. Maurão de Carvalho, magnânimo, recusaria a cadeira e a passaria ao presidente do TJ, Walter Waltemberg. Parece ser mais uma edição do realismo fantástico produzido por Maurão e Boabaid 


 


Ainda nem terminou a copa do mundo de futebol e a produção de boatos, agora apelidados de "fake news", acelera a produção nos meios políticos. Não por acaso, a fonte principal é a Assembleia, o que não chega a surpreender. Afinal, é ali onde literalmente se respira política. Basta alguém "produzir o fato", e "confidenciar" na rádio corredor para que logo todo o estado esteja contaminado. São perto de 300 servidores estatutários e mais de dois mil comissionados, contratados exclusivamente por indicação política.


 


Não hánecessariamente, verossimilhança em uma fake como essa. Basta que diga aquilo que o público alvo deseja ouvir: uma conclusão pronta, que não obrigue ninguém a pensar. Não por menos o índice de confiança da população nas redes sociais subiu, segundo dados do ICJ Brasil estratosféricos 61% de um ano para o outro, enquanto caíram os das demais instituições. Mas mesmo tendo igualmente registrado queda na confiança do público, o Judiciário esbanja confiabilidade quando comparado com os partidospolíticos (7%) e o Governo Federalcom vistosos 6%. Os dados foram coletados pelo ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.


  


Por aqui o que se verifica é que o deputado Maurão de Carvalho, que está em campanha escancarada desde sua posse na Presidência, patina entre 6 e 8% de preferência do eleitor em todas as pesquisas - especialmente aquelas para consumo interno. 

Sobre o autor

CARLOS HENRIQUE ÂNGELO (BLOG DO CHA)