Edson Lustosa


CARA PÁLIDA

personEdson Lustosa date_range14 Ago 2018 - 07h26

Gente de Opinião



No quadro político de Porto Velho, já cabe considerar uma possibilidade: participantes da atual administração estariam torcendo para que o prefeito, em infrutífera busca de reeleição, não chegue ao segundo turno. Isso lhes abriria a oportunidade de comporem com o candidato mais forte e se manterem no poder. Besta é quem os compra.



SITUAÇÃO TERMINAL



Na escatologia da realidade política porto-velhense, um verdadeiro marco chama a atenção da população, evidenciando que essa coisa toda está mesmo no fim: um “terminal de integração” que não integra. A genialidade de quem concebeu essa pérola urbanística é algo que merece um prêmio: algo em torno de trinta moedas de prata.



REFORMA ADMINISTRATIVA



TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoJá não se trata mais de brincar de extinguir secretarias e criar superintendências. A mudança na estrutura organizacional do Governo de Rondônia agora é séria, com uma profunda revisão das atribuições. Com a prisão em massa de deputados estaduais e outros líderes, a articulação política deve sair da Casa Civil. E ir para a Sejus.



DUPLICAÇÃO



TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoO Tribunal de Contas da União decidiu multar em R$ 2 milhões a empresa que fez a duplicação da BR 364 entre Candeias do Jamari e Porto Velho. É que duplicaram demais, atingindo, além da pista, o valor da obra. TCU aplicou multa e determinou que seja devolvido todo o dinheiro recebido a mais. Ainda cabe recurso. Não no bolso, é claro.



É FANTÁSTICO!



Gente de OpiniãoA gangue integrada por policiais militares, agentes penitenciários e outras categorias menos comprometidas com a segurança é tema de reportagem nacional. A turma que fez auê na porta da OAB-RO bem que poderia aproveitar o momento e agendar uma daquelas manifestações “pelo contraditório” na porta da Polícia Federal.



CADÊ OS CORAJOSOS?



Gente de OpiniãoDeu na imprensa: “suspeitos de roubo são perseguidos e espancados por populares”. Note-se: “suspeitos”. Diariamente os tribunais de contas publicam decisões atestando – à luz das Ciências Contábeis, das Ciências Econômicas, das Ciências Jurídicas e da Ciência da Administração – que alguém roubou os cofres públicos. Fica a sugestão.



ALÔ, MARINA



Gente de OpiniãoSe efetivamente quer um Brasil melhor, a Rede Sustentabilidade deve começar olhando para dentro de si própria como instituição. Mal foi atada em Porto Velho, a Rede já começa a dar mau exemplo, com um dirigente sendo condenado pelo Tribunal de Contas por peripécias na realização da conferência do meio ambiente. Logo que área!



HERBALIFE



Gente de OpiniãoVocê tem uma pessoa que considera, mas você até a evita, pois sabe que será abordado para aderir a um sistema fantástico, ao qual, se todos aderirem, ninguém mais na face da terra precisará trabalhar e viverá da participação nos resultados alcançados pelos outros? Pois é, nos Estados Unidos já perceberam claros indícios de pirâmide. Demorou…



SAI, EGUM!



TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião



Procurado por muitos pastores que, a essa altura, já devem estar dizendo que receberam a revelação de que ele será o próximo prefeito da capital, Pimentel deveria ecumenicamente recorrer a um pai-de-santo: para expulsar as almas penadas que ficam perambulando pela sede do PMDB. Do Palácio do Governo elas já foram exorcizadas.



FÁCIL SOLUÇÃO



Gente de OpiniãoHá soluções tão práticas e simples que passam despercebidas pela classe política. A toda hora se ouve falar em atitudes afirmativas em prol de minorias organizadas. Por outro lado, sabe-se que um dos maiores problemas que o país enfrenta é a gravidez precoce. Fica a sugestão: estabelecer cotas para virgens nos concursos públicos.


Sobre o autor

Edson Lustosa

Edson Lustosa é jornalista há 30 anos e coordena o projeto Imprensa Cidadã, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça. Escreve às segundas, quartas e sextas-feiras especialmente para o Que Notícias?.