RD POLITICA ( WC e redação)


Candidato contesta ministro do STF, expectativa pelos debates da SICTV-Record e TV Rondônia/Globo, 21 deputados estaduais disputam a reeleição

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range28 Set 2018 - 07h58

STF – Prudência no caso da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na condenação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), candidato a governador do Estado é pertinente. Acir recorreu da decisão de uma ação de anos envolvendo uma das empresas da família, onde ele foi avalista. Acir alega que há politização na decisão da primeira turma do STF, que não aceitou o embargo proposto por sua defesa e que não foram garantidos os direitos de ampla defesa.



Campanha – Se a opção é por manter a candidatura, com embargos como é de lei, Acir e seu grupo político poderiam cuidar da campanha amplificando as ações na capital, no interior e fomentar um trecho de sua declaração à imprensa, que deveria ser mais bem explorada: “é um absurdo. Eu, que assinei um contrato de empréstimo apenas como avalista, fui condenado. É muito estranho um avalista ser condenado, sendo que nenhuma das pessoas que assinaram o contrato em nome da empresa ou como avalistas sofreram qualquer sanção”.



Debate – O sistema SICTV-Record promoverá amanhã debate com os candidatos a governador de Rondônia. Será uma ótima oportunidade de os postulantes à sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) exporem seus projetos relacionados ao jovem Estado, ainda, em pleno desenvolvimento econômico, social e político. Rondônia é uma das fronteiras econômicas do país. Admitam ou não, o debate na TV tem enorme influência no eleitorado. A jornalista Meiry Santos estará no comando do programa das 17h20 as 19h20.



Debate II – Na próxima semana, já na reta final das eleições do próximo dia 7, a TV Rondônia/Globo reunirá os candidatos a governador na sede em Porto Velho. Na próxima terça-feira (2), após as novelas o telespectador poderá acompanhar as propostas dos pretendentes a governar Rondônia. Anda não há registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de pesquisa do Ibope, que atua em parceria com o Sistema Globo de Televisão, no estado, mas é bem provável que no próximo dia 4, três dias antes das eleições ocorra a divulgação da última, já com os reflexos do debate.



Deputados – Encontrar um deputado em gabinete na Ale, após a sessão ordinária da última terça-feira (25) não é tarefa fácil, pois estão correndo trecho em busca de voto. Além do presidente Maurão de Carvalho (MDB) candidato a governador, Léo Moraes (Podemos), que concorre a deputado federal e Cleiton Roque (PSB-Pimenta), inelegível os demais concorrem à reeleição. São 21 deputados na luta pela permanência na Casa do Povo por mais 4 anos. Todos acreditam na reeleição, mas nos bastidores da política comenta-se que somente 50% retornarão. Quem viver verá...



Respigo



O prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento (PSDB) foi cassado pela Justiça Eleitoral devido a irregularidades na arrecadação e aplicação dos recursos de campanha. Mas se depender da maioria da população ele ficaria, pois conseguiu equilibrar a situação difícil da prefeitura +++ A exemplo da prefeitura e do governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (1º). É que na terça-feira (2) serão comemorados os 104 anos de criação do município de Porto Velho +++ O advogado e ex-presidente do Iperon-RO, Walter Silvano, candidato a deputado estadual pelo DEM está confiante que terá sucesso na sua iniciativa. Waltão tem trabalho realizado junto à entidade espírita da capital e bom relacionamento junto aos servidores públicos do Estado, além do apoio do ex-governador José Bianco +++ A proximidade das eleições gerais (7 de outubro) acelera o batimento cardíaco dos candidatos a cargos eletivos. Ns mais experientes o medo de ficar sem o cargo e os iniciantes o temor de constatar, que somar votos não é uma missão das mais fáceis.



Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)