Edson Lustosa


Convenções partidárias terminam em 5 de agosto

personEdson Lustosa date_range19 Jun 2018 - 07h29
Tristes Tópicos  - Edson Lustosa


 



INTERESSE DE AGIR



Os juízes federais, por meio de sua associação, ingressaram na justiça para garantir a criação de cinco tribunais regionais federais. A calcular pelas vagas que lhes serão abertas para desembargador federal, um pressuposto não há que ser questionado: o interesse de agir. E rápido.



FOLCLORE



Com a Copa, os arraiais e os disputados concursos de quadrilhas devem ser adiados, realizando-se após o período junino. Outro evento que mobiliza a massa são as convenções partidárias, que terminam em 5 de agosto. Até lá não se saberá quais as quadrilhas vencedoras.



PIROTECNIA



Nem é a questão de doer ou não, mas de saber se o grito é proporcional e simultâneo ao beliscão. Os ministros do STF puseram termo à pirotecnia da Polícia Federal no julgamento do voto impresso, ante a sustentação oral do advogado dos peritos alardeando dados antigos.



QUIETO, MENINO



Num governo passageiro, secretários são passageiros ao quadrado e comissionados são passageiros ao cubo. Essa é a matemática do poder. Como as leis da matemática são rígidas, não convém ignorá-las. Jamais ocupe na mídia um espaço que seu chefe possa achar que seria dele.



BELA DECISÃO



O TSE decidiu que os partidos devem distribuir os recursos públicos destinados à campanha na proporção exata de candidaturas femininas e masculinas, respeitando o mínimo legal de 30% para cada gênero. Bem, essa é a regra. Agora é aguardar pra ver como será na prática.



NAS REDES



E o Conselho Nacional de Justiça proibiu magistrados de fazer ataques pessoais a candidatos, lideranças políticas ou partidos “com a finalidade de descredenciá-los perante a opinião pública, em razão de ideias ou ideologias”. Mas isso é nas redes sociais. E nas sentenças?



DE GRÃO EM GRÃO



Depois que a agricultura se resumiu ao agronegócio, o lucro dita as regras. Mas os empreendedores não querem só a política setorial, querem mandar é na política no todo. Mobilizações vêm sendo feitas para dominar as eleições. A turma da soja trabalha de grão em grão.



NOVA ORDEM MUNDIAL



Trump é um empreendedor, um fazedor de negócios de primeira linha. O ataque comercial à China pode não ser uma simples coincidência com sua determinação em investir no desenvolvimento da Coreia do Norte. Ainda mais quando a conversa rola em Singapura. Aguardem.



PARE E PENSE



Na França (país entre a Península Ibérica e a Europa), uma mulher feriu duas pessoas com estilete aos gritos de ‘Alá é grande’. Não devemos ter preconceitos contra muçulmanos. Mas você tem visto no noticiário algum caso de um terrorista gritar ‘Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!’?


Sobre o autor

Edson Lustosa

Edson Lustosa é jornalista há 30 anos e coordena o projeto Imprensa Cidadã, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça. Escreve às segundas, quartas e sextas-feiras especialmente para o Que Notícias?.