RD POLITICA ( WC e redação)


Decisão digna de aplausos do juiz da Vara da Fazenda Pública, Amauri entre os pré-candidatos a prefeito de Jaru, por que não utilizar o voto eletrônico nas eleições?

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range27 Jun 2020 - 07h10

Eleições – Além do adiamento das eleições municipais para escolha dos novos prefeitos, vices e vereadores de outubro para novembro próximo, outras mudanças ocorrerão em razão do coronavírus, que surpreendeu o mundo e continua matando pessoas, porque não se consegue uma vacina. Os eleitores considerados do grupo de risco ao coronavírus deverão votar em horário especial, provavelmente pela manhã e a votação encerrada às 20h, e não 17h, como nas últimas eleições. Também ocorrem discussões, já na Câmara Federal, após passar pelo Senado, para liberação de comícios a partir de 27 de setembro. As convenções foram adiadas de 20 de julho a 5 de agosto, para 31 de agosto a 16 de setembro.



 


Tecnologia – Apesar de toda a modernidade e facilidade em tudo com o advento da internet, desde o início do ano os cientistas, técnicos e não se consegue um antídoto, para frear o avanço em muitos casos mortal do coronavírus. A convivência com uma situação inusitada e de difícil acomodação como a atual, exige certas ações e, apesar de a tecnologia ser uma realidade, havia muita resistência, como trabalhar em casa, que por necessidade devido a pandemia demonstrou eficiência, maior rapidez e custo bem inferior, hoje. As pessoas podem trabalhar, na maioria dos casos na residência sem a necessidade de deslocamentos para o local de trabalho. Por isso, jamais voltaremos à normalidade, mas sim para uma nova missão na vida seja onde e como for.



Votação – O Brasil tem hoje o melhor e mais eficiente processo eleitoral do planeta. A urna eletrônica, mesmo com constantes denúncias de fraude e resistência à utilização na maior parte do mundo, proporciona rapidez no processo de votação e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é segura. Se estamos enfrentando uma situação atípica e perigosa, porque envolve vidas humanas, por que não aproveitar toda a tecnologia disponível, para implantar o voto eletrônico? Desde, que tenha internet, por que o eleitor não pode votar de onde estiver? Hoje é possível realizar todo tipo de transação bancária, comercial, informal, jogar na loteria, comprar de agulha a avião utilizando um telefone celular. A CNH já é eletrônica, a identidade também. Qual o motivo de o eleitor ter que sair de casa e enfrentar uma fila para votar?



Jaru – Com a confirmação do adiamento das eleições municipais deste ano de outubro para novembro próximo, os pré-candidatos estão se movimentando para garantir os votos. O ex-deputado estadual, ex-prefeito (dois mandatos) e ex-vereador (dois mandatos), Amauri da Muleta já trabalha sua pré-candidatura a prefeito de Jaru, município, que ele conhece amplamente, sabe dos problemas e tem em seu projeto de para o futuro soluções em áreas vitais como saúde, saneamento básico, educação, agricultura, pecuária leiteira e de corte. Filiado ao PTB, Amauri já se prepara para as convenções (31 de agosto a 16 de setembro) para formar a nominata e concorrer a prefeito de Jaru.



Exemplo – Há muito não se tinha conhecimento de uma decisão judicial tão sensata como a do juiz Edenir Sebastião da Rosa, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rondônia. Ele convocou para uma videoconferência o governador Marcos Rocha (PSL), prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB); secretários de saúde do Estado e do município, procuradores do Estado e das prefeituras e representantes do Ministério Público (MP) para tratar da questão do combate e controle do coronavírus na capital. A discussão sobre o assunto, que mobiliza o mundo será na próxima segunda-feira (29) para decidir se aceita ou não o pedido de lockdown do prefeito Hildon de 14 dias. Coerência, sabedoria e prudência são fundamentais em quem tem a difícil missão de julgar, não basta a inteligência e a intelectualidade. Os políticos, bons ou ruis foram eleitos pelo povo. Parabéns, pois a política faz parte da Justiça!



Respigo



A famigerada lei que protege as mulheres é uma farsa. Nunca ocorreu tantas mortes, agressões, estupros como nos últimos meses +++ A punição para o “machão” deve ser bem mais rígida, pois a tal proteção é tão eficiente como “molhar o rio”. Neste período de isolamento o problema se agravou e o número de mulheres agredidas, estupradas e mortas é assustador +++ Desde o início da semana que as filas aumentaram de forma significativa nas lotéricas da capital e do interior. Em parte, devido à maior procura pelas lotéricas ocorre, porque os bancos estão atendendo de maneira irregular a população +++ Alguns estão limitando os serviços, mas o movimento mais intenso nas lotéricas esta semana é devido o sorteio especial da Quina de São João, no próximo sábado (27), que chega na 10ª edição este ano. A Quina de São João Especial de amanhã, terá um prêmio estimado em R$ 140 milhões, por isso a grande procura por parte do apostador +++ Como a situação econômico-financeira da maioria da população não é das mais tranquilas, um ganho extra de R$ 140 mi seria o mesmo que encontrar a galinha dos ovos de ouro. O sorteio da Quina Especial será hoje à noite com transmissão ao vivo pela Rede TV!


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)