POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)


Expectativa para o registro do candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT) no Supremo

personPOLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA) date_range28 Set 2018 - 08h04

 A força parlamentar



Com o maior interesse do público pelas descobertas científicas referentes à Amazônia cresceu a consciência, aqui e no exterior, de que esta região é de importância vital para o Brasil e para o mundo. Consciência, porém, implica responsabilidades.



A humanidade precisa que a Amazônia preserve ao máximo sua biodiversidade, mas ainda não compreende que os povos daqui precisam utilizar as riquezas da floresta para se desenvolver. Até agora, nossos povos mais contribuíram para o mundo que o mundo contribuiu para a Amazônia. 



A equalização entre o que o mundo espera da Amazônia e o que nossa região espera do mundo terá que ser uma conquista política, mas as bancadas eleitas pelo Norte são menos numerosas que as das regiões Sul e Sudeste.



Na semana passada, debatedores do V Congresso Internacional de Direito Ambiental observaram que o Amazonas é maior que Minas Gerais, mas elege apenas 8 deputados federais. Os mineiros elegem 53.



Diante dessa realidade, é preciso que os parlamentares amazônicos desenvolvam um trabalho de integração com outros estados, “amarrando” interesses e apoios comuns, para reforçar suas demandas.









Os rejeitados



O senador Valdir Raupp (MDB) e o deputado federal Lindomar Garçon (PRB) que disputam a reeleição atingiram os índices máximos de rejeição da opinião publica na atual temporada. Para terem algumas chances vão ter que buscar apoio no interior rondoniense. Mas não esta morto quem peleia, como dizem os gaúchos.





Abraço dos afogados



Ao Senado é grande a canibalização dos candidatos da BR, Carlos Magno (Ouro Preto), Jesualdo Pires (PSB) e Marcos Rogério (DEM). Mas com a elevada taxa de rejeição de Raupp na capital e a petista Fátima Cleide sangrando, as esperanças dos candidatos interioranos se renovaram. O trio investe forte agora no eleitorado da capital para compensar a fragmentação de votos na roça.





As sabatinas



A rede TV, o Portal SGC e o Diário da Amazônia seguem as sabatinas com os candidatos ao governo do estado diariamente, sob o comando do consagrado apresentador Leo Ladeia. É mais uma oportunidade para os candidatos exporem seus planos de governo e responderem as dúvidas do eleitorado.





Eleições 2018



È aguardada hoje com grande expectativa a questão do registro do candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT) no Supremo. A campanha segue em todo o estado, inclusive com blitz em alguns municípios e as lideranças da coalizão estão confiantes num resultado positivo. A aliança também prevê eleger pelo menos um senador, quatro federais e 11 deputados estaduais.





Plano Diretor



Seguem as tratativas para a revisão do Plano Diretor de Porto Velho. A atualização do projeto é uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos e direciona o crescimento da cidade e seu entorno, trata da mobilidade urbana, proteção das nascentes e fundos de vale, o adensamento urbano, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos, etc. Planejar o futuro é preciso.



 





Via Direta



*** A alta temperatura e a falta de água em Porto Velho tem sido um enorme transtorno para a população *** Vem aí mais um escândalo, desta vez no segmento da merenda escolar *** Em Rondônia, os políticos não tem dó nem piedade das pobres criancinhas em orfanatos *** No Rio Madeira se as águas continuarem baixando vai dar para atravessar o Madeirão a pé. Os pedrais estão cada vez mais expostos *** As chamadas praias do arroto já vão aparecendo ao longo do rio. 


Sobre o autor

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br