A politica como ela é (por : TEREZA CRUVINEL)


FT: Bolsonaro, o Capitão Corona do Brasil

personA politica como ela é (por : TEREZA CRUVINEL) date_range14 Jul 2020 - 16h37

A colunista Tereza Cruvinel afirma que "Bolsonaro reincidiu no negacionismo sobre a pandemia, compartilhando um vídeo (...) demonizando as práticas de proteção contra o coronavirus"



Jornalistas entram na lista de perseguição da família capiroto



Na tarde desta segunda-feira Bolsonaro reincidiu no negacionismo sobre a pandemia, compartilhando um vídeo, cuja produção é atribuída ao jornalista Guilherme Fiúza, demonizando as práticas de proteção contra o coronavirus. 



A narração diz que campanhas como a "Fique em casa" e "Use máscara, respeite a vida" estimulam a  "execração moral" e compara a defesa da máscara às práticas do grupo islâmico Talibã. "O talibã é assim, quanto mais burra a simplificação, melhor". A recomendação de uso da máscara, entretanto, não é burra nem simplista. Baseia-se em evidências científicas comprovadas da eficiência dela no bloqueio das gotículas portadoras do vírus.



O texto lança também o epíteto de "talibãs da pandemia" aos que cobram a observância das medidas de prevenção.



Em matéria de apelidos, Bolsonaro também ganhou mais um neste final de semana, do jornal inglês Financial Times, que o chamou de Capitão Corona, em texto que acompanha a charge abaixo: "Bolsonaro, o Capitão Corona do Brasil, aposta na negação do virus". 



Leia a matéria: https://www.ft.com/content/c08923ca-db0a-4642-8421-5c9410811a43


Sobre o autor

A politica como ela é (por : TEREZA CRUVINEL)

Tereza Cruvinel atua no jornalismo político desde 1980, com passagem por diferentes veículos. Entre 1986 e 2007, assinou a coluna “Panorama Político”, no Jornal O Globo, e foi comentarista da Globonews. Implantou a Empresa Brasil de Comunicação - EBC - e seu principal canal público, a TV Brasil, presidindo-a no período de 2007 a 2011. Encerrou o mandato e retornou ao colunismo político no Correio Braziliense (2012-2014). Atualmente, é comentarista da RedeTV e agora colunista associada ao Brasil 247; E colaboradora do site www.quenoticias.com.br