LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)


Festival de praia de Vila Calderita com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno Temporada em Porto Velho

personLENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA) date_range21 Jul 2019 - 07h16

Foto: Internet - Gente de Opinião




A estrutura do Arraial Flor do Maracujá já começou a ser montada. As tendas onde serão instaladas as barracas dos ambulantes e restaurantes já estão armadas, assim como parte das arquibancadas.



**********



O negócio já diferente dos anos anteriores, até 2018, os chamados vendedores ambulantes montavam seus negócios em barracas armadas pela distribuidora de cerveja patrocinadora do evento.



**********



As chamadas tendas, eram destinadas as barracas chamadas de restaurante e as pastelarias grandes, as demais eram todas por conta da cervejaria.



**********



Este ano todos ficaram abrigados pelas tendas brancas, muito mais bonitas. Todas já estão mo0ntadas no Parque dos Tanques, aguardando a instalação de energia elétrica, encanação hidráulica, pias e escoamento de água.



*********



Tá realmente ficando muito bonito o 38º Arraial Flor do Maracujá.



**********



Enquanto isso, a cada dia que passa, as alegorias dos grupos folclóricos crescem, no pátio do Parque dos Tanques. É cada uma mais impressionante que a outra.



**********



O mais legal, é que não tem como esconder uma da outra, quer dizer, todo mundo sabe o que o outro está fazendo.



**********



A diferença só será notada no dia da apresentação, quando os decoradores entram em cena e transformam o que era apenas ferro, em um visual muito bacana. Aí é por conta de quem entende mais de decoração “carnavalesca”.



***********



Quer conferir o que estou dizendo, vai a Cidade da Cultura no Parque dos Tanques a qualquer hora do dia e confere.



**********



Apenas matar a curiosidade de alguns: Juabp, Jucadiro, Nova Junina do Orgulho, Boi Marronzinho, Girassol das Três Marias são os grupos que já estão trabalhando a confecção de suas alegorias no Parque dos Tanques.



**********



Por outro lado a equipe do professor Marco Teixeira capricha nas aulas do curso de julgadores que deve acontecer até a próxima terça feira. Quarta feira será a tal de sabatina entre os jurados e os dirigentes dos grupos folclóricos.



**********



Apenas um impasse entre os grupos de Bois Bumbás. Acontece que quando criaram a categoria Grupo de Acesso existiam filiados Nove Grupos de Bumbás



**********



E o Regulamento do festival passado condicionou que desses, quatro cairiam para formar o Grupo de Acesso. Assim foram para o Grupo de Acesso, os bumbás:



 



**********



Teimoso, Tira Teima, Estrela de Fogo e Vencedor. No dia que aco0nteceu a reunião para se discutir o Regulamento do Flor do Maracujá 2019, o presidente do Boi Vencedor artesão conhecido como Bomba apresentou requerimento solicitando o afastamento do seu grupo do Arraial deste ano. Sobram TRES bumbás no grupo de Acesso.



 



**********



Agora tão falando que o Boi Teimoso também não vai se apresentar. Devo esclarecer que essa informação, carece de confirmação da direção da Federon, pois até ontem a direção do Teimoso não havia entrado com nenhum documento solicitando licenciamento do Arraial deste ano. Portanto é apenas especulação a ausência do bumbá no Arraial deste ano.



**********



De qualquer maneira ontem alguns grupos de bumbás começaram a questionar a existência do Grupo de Acesso, já que caso se confirme o afastamento do Teimoso, apenas dois bois irão se apresentar pelo |Grupo de Acesso o que garante suas presenças no grupo especial do próximo ano.



**********



E aí ficariam apenas dois bois, e sempre os dois que caírem terão a certeza que subirão no próximo festival o que em min há opinião não legal.



*********



O correto é condicionar a existência do Grupo de Acesso, caso existiam no mínimo TRES Grupos na categoria.



**********



Isso quer dizer que em 2020 não existirá o Grupo de Acesso.



**********



Acontece que alguns grupos solicitaram reunião extraordinária com a direção da Federon para sugeri que este ano caia apenas um Grupo de Bumbá para o Acesso. Não sei não!



 



Festival de praia de Vila Calderita com apoio do governo via Setur 



Localizada a aproximadamente 45 quilômetros do centro de Porto Velho, com acesso pela estrada da “Penal” via Ramal São Carlos, a Vila Calderita será palco entre os dias 2, 3 e 4 de agosto, do 4º Festival de Praia. Desta feita com apoio do governo do estado de Rondônia através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur.



O evento foi lançado ontem 19, no Centro de Atendimento ao Turista – CAT no Porto Velho Shopping e contou com a presença de dirigentes da Comunidade de Vila Calderita além de representantes de secretarias do governo estadual, tudo sob a coordenação do superintendente da Setur Gilvan Pereira.“Quero agradecer o apoio do nosso governador Coronel Marcos Rocha em potencializar o turismo do nosso estado. Estamos aqui recebendo representantes da Comunidade de Vila Calderita, para juntos, divulgar e convidar a população do estado de Rondônia em especial a da capital Porto Velho, a prestigiar com suas presenças a 4ª edição do Festival de Praia de Vila Calderita que vai acontecer nos dias 2, 3 e 4 de agosto. Tenho falado sempre, quem faz o turismo é a comunidade, governo do estado apenas fomenta, dar toda a estrutura, publicidade, cria parcerias, mas, quem está lá na ponta são os empreendedores das comunidades”, disse Gilvan.



 



ATIVIDADES 



Durante os três dias de festival, acontecem torneios de vôlei de praia, além de muitas brincadeiras destinadas às crianças. Calderita tem estrutura para os turistas montarem suas barracas de camping, além de durante o Festival contar com equipe do Samur, bombeiros, salva vidas e defesa civil.



O acesso é via Estrada da Penal ou Estrada da Linha 28 no sentido São Carlos do Madeira.



 




Festival de praia de Vila Calderita  com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno  Temporada em Porto Velho - Gente de Opinião



 



Sambista Carlinhos Moreno Temporada em Porto Velho 



O sambista cantor e compositor carioca Carlinhos Moreno, desembarcou na madrugada de sexta feira 19, em Porto Velho, onde realiza temporada, participando de shows em várias casas de show da capital rondoniense.



As apresentações começam na tarde deste sábado 20, na feijoada do Boteco Arara Azul a rua Elias Gorayeb 2844, bairro Liberdade. Carlinhos é convidado do cantor e compositor Beto Cezar. A feijoada custa apenas R$ 14.



MIRANTE MADEIRA



À noite, a partir das 19 horas, Carlinhos Moreno tem show marcado no Mirante Madeira com muito samba e pagode.



Domingo dia 21, será a vez do “Pagodão do Domingão da Olga” receber o show do Carlinhos Moreno a partir das 18 horas. O Bar da Olga fica a rua Campos Sales na Zona Sul de Porto Velho.



Carlinhos Moreno também conhecido como Kaka, por alguns anos, residiu em Porto Velho onde foi integrante da famosa Banda Máxima e outros grupos de samba e pagode. Muito querido no mundo sambista de Porto Velho, apesar de se apresentar com sucesso nas casas noturnas do Rio de Janeiro, onde também é muito considerado pelos compositores e cantores e sambistas da cidade Maravilhosa tendo inclusive, participado de vários shows do Xande de Pìlares com quem já gravou algumas músicas. Carlinhos Moreno já teve musica de sua autoria como tema de novela da Globo, no caso, “Malhação” o título da canção é“Revanche”. Com Gabi Amaranto tem a parceira na música “Gaby Ostentação”.



Pois é esse compositor e cantor que estará se apresentando a partir deste final de semana, em várias casas de show de Porto Velho. Começa na feijoada do Arara Azul. 



Sobre o autor

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)

Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com