POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)


Grande por natureza

personPOLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA) date_range19 Jun 2018 - 07h24

Perdido em um mar de contradições, o impopular Brasil político anseia pela privatização, jogando com força pra passar a Eletrobras adiante





Grande por natureza



A campanha movida contra os incentivos fiscais não é fato isolado nem mera perseguição à Amazônia: é parte das providências do Sudeste, com sua mania de grandeza, para pretender uma vaga na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



Perdido em um mar de contradições, o impopular Brasil político anseia pela privatização, jogando com força pra passar a Eletrobras adiante, na mesma medida em que se desumaniza, demonstrando fraqueza ao desviar recursos das áreas sensíveis de educação e saúde para tapar buracos.



Para um especialista no estudo da presença do Brasil no mundo, o ex-ministro Celso Amorim, a pretensão de fazer parte da OCDE não traz o menor ganho ao país: “É para parecer rico”.



A mania de grandeza do Sudeste, porém, tromba com a desmoralização perante o mundo. Já condenado em cortes internacionais por violação aos direitos humanos dos convocados para extrair látex na Amazônia – os soldados da borracha–, acaba de perder mais dois, mortos sem ter em vida seus direitos reconhecidos. A mania de grandeza se desmoraliza na mesma proporção em que a Amazônia se afirma como grande por natureza.



…………………………….



Agenda cheia



O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT cumpriu agenda cheia na sexta-feira em Porto Velho. Participou de entrevistas a emissoras de rádio, reuniões políticas e esteve na reinauguração do terminal hidroviário de Porto Velho. Nas entrevistas ratificou sua pré-candidatura ao governo do estado e prestou contas sobre suas ações em favor da capital com a liberação de recursos através de emendas.



O canibalismo



É grande o canibalismo na disputa por cadeiras a Câmara dos Deputados em Porto Velho e os candidatos já começam a trocar acusações entre si. Resta saber quem vai sobreviver a esta disputa acirrada. Será Leo Moraes (Podemos), Mauro Nazif (PSB), Mariana Carvalho (PSDB), Lindomar Garçon (PRB)? Se houver fragmentação dos votos, a maioria deles pode sair prejudicada.



Vale do Jamari



Se a pulverização dos votos à Câmara dos Deputados em Porto Velho já é previsível o mesmo problema poderá ocorrer no Vale do Jamari, região polarizada por Ariquemes. Só de Ariquemes devem sair quatro fortes postulações: Lucas Folador (DEM), Tziu Jidaias (Solidariedade), Claudia Moura (numa sigla agregada ao MDB), Ernandes Amorim (PTB). São tigres disputando eleitores a dentadas.



A cara de pau



Em rede de suas emissoras de rádio ontem, o senador licenciado Ivo Cassol (PP) declarou que o jornalista (aqui do Diário) que trabalhou na matéria sobre o escabroso caso da licitação de água e esgoto (com sobrepreço) foi obrigado a publicar o material sob pena de ser demitido. Baita mentira, nosso editor político há anos que não fala com o senador. E vários órgãos de comunicação já publicaram a mesma denuncia.



As retomadas



Mesmo vivenciando uma crise econômica das mais bravas, Porto Velho vive a retomada de obras importantes como da Expresso Porto e da Estrada da Penal, a conclusão do viaduto da Campos Sales, a Ponte na altura do Abunã. Na sexta-feira o prefeito Hildon Chaves reinaugurou o terminal hidroviário e anunciou um pacote de obras de pavimentação, limpeza e encascalhamento pela cidade.



Via Direta



*** Uma amigo vaticinou ao governador Daniel Pereira: Até o fim do mandato você vai ficar tão careca quanto o Confúcio *** É por causa das preocupações decorrentes do cargo e a crise financeira que obriga o mandarim economizar tostões para fazer frente às demandas *** Mas no PSB, calvície não é problema, pois ao menor incomodo se socorre ao replantio das madeixas, né, Daniel e Jesualdo? *** E continuam os obstáculos para as coligações para a Câmara do Deputados ***Como é difícil encontrar patos…



 


Sobre o autor

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br