POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)


Jaime Bagatoli de asas crescidas - Mais latrocínios - Mais reforços para impedir o resgate do chefão Marcola

personPOLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA) date_range21 Fev 2019 - 06h37

A logística intermodal



É impossível sintetizar a Amazônia sequer em enciclopédias. Livros isolados, ainda que volumosos, relatórios governamentais ou detalhados estudos científicos ficam sempre longe de abranger o universo representado por essa região transnacional que é hoje uma das grandes preocupações da humanidade.



Três palavras resumem a região: floresta, águas e povos. A primeira e os últimos ganham mais atenção da mídia porque sofrem impactos, demandas, ações políticas e interesses que vão do espiritual ao econômico.



Deve-se uma atenção maior às águas, desde as nascentes dos grandes rios até o mar. Os rios, como bem se sabe, são grandes estradas pelas quais mercadorias e pessoas se transportam. Cabe, assim um novo e mais atento olhar ao conteúdo da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2018, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).



Na abordagem sobre o transporte aquaviário, fica evidente a necessidade de privilegiar a intermodalidade, rotas para o transporte de grandes tonelagens combinando navegação, rodovias e ferrovias. A qualidade dos portos, vias navegáveis e terminais está muito aquém dos anseios de fazer a Amazônia enriquecer seus povos. Por águas, terra e ar, permanece acima de tudo e de todos a velha questão da logística.



....................................................



O desemprego



Já começaram as primeiras demissões em decorrência do brutal aumento da energia elétrica no estado e só no comércio são estimadas cerca de 7 mil nos próximos meses. Restaurantes, padarias, lojas, açougues, o segmento metalúrgico e metal mecânico foram seriamente afetados. Existem casos de reajuste em até 200 por cento com relação ao mês de janeiro. A grita é geral.



Asas crescidas



Depois de quase derrubar do poleiro o ex-governador Confúcio Moura (MDB) na disputa ao Senado, o empresário Jaime Bagatoli (PSL-Vilhena) ficou de asas crescidas. Amigos e correligionários já falam que o abastado sojicultor esta de olho no Centro Administrativo, ou seja no poleiro de Marcos Rocha. Recursos é o que não faltam para ele bancar a própria campanha.



Na sombra do boi



Com a indicação de Fernando Coelho para a liderança do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, o MDB mais uma vez fica na sombra do boi, como já faz há muito tempo, aliado que foi de Lula e Dilma e de outros presidentes da República no passado desde Sarney que assumiu no lugar de Tancredo. Com isto terá mais uma vez fatia do bolo governista sem nunca ter emplacado presidente pelo voto direto.



Mais reforços



Como se sabe, o Ministério da Justiça vê com preocupação a possibilidade da formação de milícias de mercenários pelo crime organizado para resgatar o chefão Marcola da penitenciária federal de Porto Velho. Não bastasse o Exército montando barreiras nas proximidades do estabelecimento penal, a segurança do presídio recebeu reforços da guarda nacional. Também serão montadas barreiras na região de fronteira.



Mais latrocínios



Desde que o nosso presídio começou a receber lideranças das facções do crime organizado, aumentou geometricamente o índice de latrocínios – roubo seguido de morte – na região amazônica. Não bastasse, estima-se que 70 por cento dos presos nos estabelecimentos penais no estado sejam oriundos dos reflexos do tráfico de drogas no estado. PVH, Rio Branco e Manaus estão com os presídios superlotados de traficantes.



Via Direta



*** As estradas da Penal e do Belmont, ambas com enorme movimento de carretas pedem socorro nesta época de chuvas *** Todo ano os problemas de buracos e lamaceira se acumulam e necas de soluções *** Nos bastidores fala-se que um acordo entre o governador Marcos Rocha (PSL) e deputados estaduais visando maioria na Assembleia Legislativa já estaria costurado ***Nossa Bancada federal esta mobilizada para reverter o baita aumento de energia em Rondônia.     


Sobre o autor

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br