RD POLITICA ( WC e redação)


Joelna fora do MDB deve se filiar ao PSC, bancada federal garante R$ 22 milhões à saúde, alerta de Laerte leva a adiamento da dívida do Beron

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range25 Mar 2020 - 17h58

 MDB – A janela aberta aos vereadores (5 de março a 3 de abril), que possibilita a mudança de partido sem complicações de fidelidade e a perda do mandato mobiliza os partidos e os representantes do parlamento mirim no Estado. O MDB, que elegeu três vereadores em 2016 provavelmente ficará com apenas um, Márcio Oliveira. Joelna Holder que “bateu boca” com Williames Pimentel em recente encontro do MDB, porque ela diz publicamente, que está fechada, politicamente com o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que deverá concorrer à reeleição está de saída. Há dias noticiamos que Joelna estaria ajustando sua filiação ao PSDB, mas o fato, ainda, não se concretizou, porque há rejeição entre os tucanos.



PSC – Com dificuldades para se filiar aos tucanos, Joelna recebeu convite de membros do diretório municipal do PSC, para se filiar ao diretório da capital. Eleita com 3.666 votos nas eleições de 2016, Joelna decepcionou eleitoralmente nas eleições de 2018, quando se candidatou a deputada estadual e somou 4.435 votos. Joelna estava sempre bem cotada no grupo de favoritos a se eleger a uma das vagas do partido à Assembleia Legislativa (Ale), mas patinou nas urnas. A tendência é o MDB, após o período da janela partidária permanecer somente com Márcio Oliveira, a não ser que consiga trazer vereadores de outras siglas.



Bancada – Senadores e deputados federais de Rondônia, que compõe a bancada federal anunciaram no início desta semana a liberação de R$ 22 milhões para o combate ao coronavírus no Estado. A decisão, segundo o deputado Lúcio Mosquini (MDB), coordenador da bancada, ocorreu, após mais de três horas de reunião entre os congressistas que representam o Estado. Além dos membros da bancada participaram o governador Marcos Rocha (PSL), secretário estadual de Saúde Fernando Máximo e o presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, Cláudio Santos. Os recursos serão utilizados para aquisição de insumos, medicamentos, equipamento de proteção individual hospitalar e kits para realização de exames do coronavírus e serão repassados ao Estado e também aos municípios nos próximos dias.



Enquete – Como as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador de outubro próximo serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto as especulações com os pré-candidatos são muitas. O Rondônia Dinâmica está realizando com regularidade enquetes envolvendo os principais municípios do Estado, para que o leitor tenha um “termômetro” do período pré-convenções para definição dos pré-candidatos a prefeito. Já foi realizada a enquete em Porto Velho e hoje (25) foi encerrada a de Ariquemes, iniciada na segunda-feira (23). Dois nomes despontaram: o do prefeito Thiago Flores (PRB), com 106 votos e o seu vice, Lucas Follador do DEM que somou 105 votos. Caso ambos sejam homologados, a disputa promete ser acirrada na busca dos votos em outubro próximo.



Beron – O governador Marcos Rocha (PSL) anunciou esta semana que, devido as dificuldades criadas com o coronavírus as parcelas da dívida astronômica do Banco do Estado de Rondônia-Beron, que foi à falência, relativa as parcelas pagas ao governo federal estão suspensas durante os próximos seis meses. Méritos para o presidente da Ale, deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), que no início da crise mundial devido a pandemia do coronavírus já alertava o governo do Estado, de a necessidade de renegociar a dívida do Beron. Mas o governador não citou o alerta do presidente Laerte no comunicado da suspensão do pagamento. Esqueceu...



Respigo



Idosos com mais de 60 anos poderão receber vacina contra a gripe em Ji-Paraná a partir da próxima segunda-feira (30). Dezesseis postos estarão à disposição dos idosos no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h +++ Ontem (24) choveu com intensidade à tarde em vários pontos de Porto Velho. Como estamos entrando no verão (seca) na região Norte, as chuvas vão reduzindo de intensidade +++ Momento de o governo do Estado e prefeituras investirem na recuperação das malhas viárias estadual e municipal, que estão em estado lastimável. O maior problema é o coronavírus, que colocou boa parte da população no isolamento +++ Como a economia não pode parar, sob pena de um caos social com a população ignorando leis e partindo para a ignorância, pois quando a fome aperta o humano perde o sentido é necessário prudência e responsabilidade. O pessoal do grupo de risco (idosos com mais de 60 anos, doentes com problemas pulmonares, bronquite, asma, etc.) devem se isolar, como o redator da coluna, que já passou dos 70, mas quem tem condições físicas e legais deve se prevenir e ir para o trabalho +++ O momento é difícil e um determinado número de pessoas certamente irá a óbito, mas para os demais a vida continua. Quem é jovem e tem saúde, que se proteja e vá à luta, pois sem alimentos, remédios e medicamentos não há como sobreviver +++ Basta seguir o exemplo dos profissionais da saúde, supermercados, caminhoneiros. A vida continua para quem tem amor por ela.






 




Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)