RD POLITICA ( WC e redação)


Lazinho é exemplo de democracia, a desconfiança com decisões do Supremo, prefeita de Vilhena cassada poderá disputar a eleição?

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range13 Abr 2018 - 06h16

Vilhena – A cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (MDB) traz à discussão uma prática comum de boa parte dos políticos, inclusive em Rondônia: abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá que marcar nova eleição no município, que deverá ocorrer imediatamente, após a publicação do Acórdão.



Candidata? – A inelegibilidade de Rosani ocorreu por abuso de poder econômico, nas eleições de 2008, quando ela concorreu como vice do marido, Melki Donadon, num evento realizado por familiares numa chácara tendo a presença de eleitores. A inelegibilidade é de oito anos, mas como a legislação é complexa fica a pergunta: Rosani poderá candidatar-se já que agora estaria elegível, pois já se passaram os oito anos?



Candidata II – O advogado Caetano Neto, que é pré-candidato ao Senado pelo Podemos e um dos estudiosos da legislação eleitoral diz que Rosani “não pode ser candidata na eleição que será marcada pelo TRE chamada de suplementar, porque foi ela (Rosani) quem deu causa à inelegibilidade”, argumentou. Devido a isso ela não poderá concorrer. A eleição será apenas para prefeito e vice e não a vereador.



Consciente – O deputado Lazinho da Fetágro (PT-Jaru).um dos destaques da atual legislatura demonstrou coerência e consciência do trabalho parlamentar nos acalorados debates no plenário na última quarta-feira (11), quando esteve em pauta o aumento do nível do rio Madeira na Usina de Santo Antônio, em Porto Velho. Foi voto vencido, porque votou contra a permissão, mas ocupou a tribuna, após a votação para destacar a importância do debate, mesmo que seja acirrado. “A decisão plenária tem que ser respeitada, porque é soberana”.



STF – A credibilidade brasileira está no subsolo. O jornalista Josias de Souza, do UOL, blog mais lido do Brasil define em seu comentário de hoje (12) a precariedade da Justiça brasileira. Veja trecho da sua coluna sobre as últimas decisões do STF: “quem mais perde é o próprio Supremo. Não há propriamente um plenário. Cada ministro se considera um supremo. Numa Corte em que a soma dos egos interfere no produto, o resultado é uma autofagia que converte a Justiça numa loteria. Radicalizando-se a insensatez, chega-se à automutilação. No limite, o Supremo não decidirá coisa nenhuma definitivamente. Arrisca-se a virar um templo das liminares. É o fim da rosca...



Respigo



Pessoa muito ligada ao ex-deputado estadual Valter Araújo garante que ele estará participando das eleições deste ano. Afirmou que Valter participará da disputa de uma das vagas ao legislativo estadual +++ Nas eleições de 2010 foi o deputado estadual mais bem votado. Somou 22.186 votos e estava filiado ao PTB +++ Hoje (12) por volta das 13h choveu com intensidade em várias regiões de Porto Velho. Como sempre ocorre nessas ocasiões inúmeros bairros e parte da área central ficaram alagados, criando uma séria de transtornos para a população +++ Nas eleições de 2010 ao governo do Estado, quando o ex-governador Confúcio Moura (MDB) se elegeu para o primeiro mandato, o deputado estadual Cleiton Roque (PSB-Pimenta) foi candidato a vice-governador do saudoso Eduardo Valverde, ex-deputado federal e uma das mais importantes lideranças estaduais do partido, o PT. Naquelas eleições o PT disputou o governo com chapa “puro sangue”, pois Cleiton Roque também estava filiado ao partido vermelhinho.



Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)