O QUE DA NOTICIA (AOR OLIVEIRA)


O TRISTE FIM DA COOLPEZA – A VERDADE

personO QUE DA NOTICIA (AOR OLIVEIRA) date_range18 Abr 2019 - 16h33 location_onARIQUEMES

Matilde a velha futriqueira intrigada com as noticias vinculadas nas redes sociais questionando a falência da Coolpeza, foi atrás do verdadeiro motivo e passa a explicar a comunidade de Ariquemes, Vereadores e outros interessados mais que estejam desenformados vejam a verdade:



Não é só em Ariquemes e nem de hoje que a Empresa de Lixo Coolpeza vem apresentando falhas na prestação do serviço público. Na cidade de Cacoal em 27 de dezembro de 2018, a Prefeita teve que decretar Perigo Iminente no âmbito da Limpeza Urbana, o que levou a Prefeitura a assumir o controle da coleta de lixo naquela cidade.



Em Cacoal a empresa não pagou seus empregados e há dívida que se aproxima de 500 (quinhentos mil reais), a qual levou a Justiça Trabalhista em bloquear diversos valores de pagamento para esta empresa na cidade de Ariquemes e Ji-paraná.



Em Ji-paraná a Câmara de Vereadores e o Executivo estão preocupados, já que o serviço da empresa vem sendo cumprido de forma precária e os empregados da empresa não estão sendo pagos.



Além disso, em Ariquemes, antes mesmo da empresa falir, a Justiça Trabalhista em Ariquemes ordenou bloqueios diretos do pagamento que a empresa iria receber do Município, pois já havia outras dividas trabalhistas nesta comarca.



A falta de pagamento dos funcionários pela empresa Coolpeza sempre foi motivos de preocupação pelos Municípios, todos eles tiveram que lidar com paralização dos serviços quando os garis não eram pagos, mesmo com os pagamentos recebidos em dia pelos Municípios.



Importante lembrar ainda, que em cada descumprimento de coleta de lixo na Cidade, os Município, inclusive o de Ariquemes, são obrigados a efetuarem descontos, pois não se pode realizar pagamento integral para a empresa se o serviço prestado foi pela metade.



O Município de Ariquemes fez a parte dele, pagava o serviço trabalhado todo mês e sem atrasos. Isso mostra que a Empresa Coolpeza está endividada e preferiu pagar outras contas a assegurar os direitos trabalhistas de seus empregados.



Assim sendo a falência não é culpa do Município de Ariquemes e sim dá má administração da própria empresa.



COLETA DE LIXO



A Prefeitura de Ariquemes abriu um procedimento emergencial para contratar uma empresa para atender a população efetuando a coleta de lixo. Tudo pronto assinado contrato de 180, dado a ordem de serviço para o inicio da prestação dos serviços, caminhões coletores chegaram, mais a população ainda vive um transtorno não se sabe ao certo qual o dia que vai ser coletado o lixo em sua rua.



Criaram um novo calendário que não tá funcionando, e, simples, basta adotar o calendário antigo onde toda a comunidade já sabe o dia certo do caminhão passar e assim colocar para fora de sua residência o lixo: Como exemplo setor 8 passava as terças e sexta feira, agora desde a semana passada que não passou nenhum caminhão efetuando a coleta sendo assim o lixo já se acumula e expele o mau cheiro.



Portanto o órgão responsável pela fiscalização da Prefeitura para evitar as diversas reclamações de moradores, em função de mais de 10 dias sem coleta dos resíduos. Que aparelhe junto à empresa contratada o antigo calendário.



GARIMPO BOM FUTURO – AMBULÂNCIA



Não prospera a informação que foi vinculada nas redes sociais que o Garimpo Bom está sem ambulância. Existe sim uma ambulância que presta serviço à população, mesmo depois da ambulância destina ao Garimpo ter quebrada esse distrito não ficou desassistido. Inclusive tem medico e enfermeira que fazem o atendimento diário e aos fins de semana fica de plantão uma equipe do SAMU devidamente equipada para atender a qualquer emergência, foi o que informou a Matilde o diretor do SAMU Rodrigo que se fazia acompanhar do DR. Franklin que confirmou tudo, e mais, além disso, no Garimpo tem atendimento dentário três vezes por semana e outra informação é que foi implantado pelo secretário de saúde o sistema de coleta de exames no próprio Garimpo coisa que antes o paciente tinha que vir a Ariquemes, mas agora ele coleta seu exame lá.



É isso são de coisas boas que devemos passar para a população.



 



COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE – CIB



A última reunião do CIB que aconteceu em Porto Velho serviu de um marco histórico para Ariquemes. Marcelo Graeff representando não só a Secretaria de Saúde mais o município no todo conseguiu incluir o pagamento de algumas parcelas pelo menos as do ano de 2019, referente ao acordo tripartite celebrado entre a União, o Estado e o Município em relação aos repasses ao SAMU. A promessa é     que até o dia 15 de maio acontecerá esse pagamento. Esperamos que mais esse acordo seja cumprido. E o restante da divida como fica? Ai meus caros a responsabilidade deve ficar a cargo dos três parlamentares que representam Ariquemes na Assembleia. No caso Deputado Adelino Follador, Deputado Geraldo da Rondônia e Deputado Alex Redano.



CURIOSIDADE



Matilde fica especulando o porque os Vereadores Eronildo Pereira, Joel da Yamaha e Zul Pinheiro não hora da votação em plenario e dos debates poloiticos eles saem de fininho e vão embora? 



 



 



 



 



 



 


Sobre o autor

O QUE DA NOTICIA (AOR OLIVEIRA)