NOÇÕES DE POLITICA - Humberto Pinho da Silva


ONDE ESTÁ A BOA EDUCAÇÃO?

personNOÇÕES DE POLITICA - Humberto Pinho da Silva date_range26 Jun 2019 - 07h18

Lamentam-se os paulistanos – e com razão, – que alguns motoristas de onibus (autocarros), quando encontram idoso, isolado, na paragem, passam adiante.



Esse desrespeito, pelos idosos, verifica-se em todos países, pelo menos nas nações ocidentais.



Outrora, o idoso, era respeitados no local de trabalho e na sociedade



É sabida a história ocorrido com Sócrates: Chegando à Assembleia de Atenas, e vendo que não havia nenhum jovem, que lhe oferecesse o lugar, reclamou: - O dever da juventude é dar o lugar aos velhos, para quando forem idosos, os jovens, de então, façam de igual modo.



Mas as regras da boa educação e etiqueta, parece que foram esquecidas; assim como o tratamento de respeito, a pais e avós.



Antigamente, os progenitores eram tratados por Senhor. Ainda ouvi, no Brasil, muitas meninas, ao falarem com a mãe, dizerem: -A Senhora, quer que faça o jantar?



Vem tudo isso a propósito da cena que presenciei – já se passaram muitos anos, – quando viajava no elétrico, número, 13, que parava na Rua Duque de Loulé. Em regra, transportava, sempre, muitos estudantes, para Gaia.



Certa vez, o elétrico, encontrava-se repleto. Uma Senhora, entrou com dificuldade, e postou-se de pé, entre os estudantes, que se mantinham sentados.



Então, de repente, ouviu-se uma voz: - “ Não há aluno do Alexandre ou aluna do Rainha, que dê lugar a esta Senhora?! …



Era o Dr. Balacó, professor do Alexandre, que primava, pela delicadeza, e pela disciplina.



Imediatamente, se levantaram, não um, mas todos os rapazes e raparigas, oferecendo o lugar.



Bom tempo, em que os professores eram respeitados, e se faziam respeitar. Se o caso se passasse no século XXI, certamente o Dr. Balacó, era enxovalhado, e ridicularizado, pelo gesto de bom educador.



Como os tempos mudaram! … E como foi que a juventude se tornou tal insensível e desrespeitadora?



Todos sabemos a resposta; mas poucos querem dizer; para não serem politicamente incorretos; e evitarem serem desfeiteados, na praça pública



É que quem não pensa ou age de acordo com a maioria, e com os que têm o poder: é marginado ou besta-quadrada.



Em democracia, como a que temos, quem não é: Maria vai com as outras, é vitima de mofa, e ridicularizado….E dizem serem democratas!…


Sobre o autor

NOÇÕES DE POLITICA - Humberto Pinho da Silva