RD POLITICA ( WC e redação)


Presidente da Aprro critica burocracia dos órgãos públicos, PT tem novo presidente na capital, Expo-Agro em outubro

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range10 Set 2019 - 14h03

Carimbos – Ao elogiar os esforços do governador Marcos Rocha (PSL), no combate a burocracia, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (Aprro), Adélio Barofaldi, criticou o que taxou de “excesso de carimbos nos órgãos públicos onde às vezes um documento leva meses para ser liberado pela ausência de um carimbo”. Frisou que a iniciativa do governador em realizar a 1ª Expo-Porto, na capital em parceria com a iniciativa privada foi uma decisão acertada, pois, Porto Velho é um município com quase um milhão de cabeças de bovinos e não pode deixar de ter uma exposição agropecuária para mostrar o seu potencial.



Regularização – Barofaldi defendeu em entrevista ao programa “Campo e Lavoura” apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, na Rede TV! aos sábados das 6h às 8h, afirmando que os produtores rurais, na maioria dos casos, não são os responsáveis pelas queimadas em Rondônia. Para ele, o governo federal precisa regularizar com urgência às mais de 60 mil propriedades rurais no estado, que não foram tituladas desde o século passado causando insegurança jurídica a quem trabalha e produz no campo.



Expo-Porto – A 1ª Exposição Agropecuária e Industrial de Porto Velho-Expo-Porto será realizada no Parque dos Tanques, com abertura no dia 2 de outubro e encerramento no dia 6 do mesmo mês. O objetivo segundo Adélio Barofaldi é reunir empresários, produtores rurais, 60 agroindústrias com destaque para a culinária regional, uma cavalgada na abertura, rodeios e shows a noite. Todas as instituições financeiras estarão presentes recebendo propostas para aquisição de bovinos de raça e implementos agrícolas.



PT – O PT precisa de uma transformação radical para tentar voltar a ser um dos mais importantes partidos do país. Na última semana o debate entre os dois postulantes à presidência do partido em Porto Velho se transformou numa palestra mono, de Ramon Cujuí, porque o atual presidente, Israel Trindade não compareceu. As reuniões são organizadas pela Comissão Eleitoral que determina o Processo de Escolha Direta (PED) dos postulantes à presidência. O PT sempre priorizou os debates nas suas decisões, o que não está ocorrendo, pelo menos com o diretório atual na capital.



Eleição – No último final de semana o advogado Ramon Cujuí foi eleito presidente do diretório municipal com dois votos a mais que Trindade. É a vitória do grupo da ex-senadora Fátima Cleide sobre o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Fátima defende candidatura própria do partido a prefeito da capital em 2020, já Sobrinho prefere composição com o PSB dirigido no Estado pelo deputado federal Mauro Nazif, que deverá concorrer a prefeito de Porto Velho ou com o deputado federal Léo Moraes, presidente do Podemos regional e, a exemplo de Nazif, candidato a prefeito em 2020.



Respigo



Desde às 14h30 ocorre no auditório da Fiero na capital entrega de material de apoio do Projeto Educação para o Futuro, uma parceria Sebrae-RO, Sicoob e Prefeitura de Porto Velho, via Semed (Educação). São 5412 cartilhas para ajudar na revisão dos conteúdos para a prova do IDEB ao 5º ano do ensino Fundamental +++ O presidente regional do Patriotas, Marcos Neves esteve na última sexta-feira (6) encontro regional em Cabixi organizado pelo presidente do diretório municipal, Adilson Fagundes. O Patriotas, segundo Marcos Neves terá candidatura a prefeito e uma nominata forte de candidatos a vereador também em Cabixi +++ Dentre os 25 frigoríficos autorizados a exportar carne para a China, um deles é de Rondônia. Trata-se do Frigorífico Minerva S/A de Rolim de Moura +++ A coluna não tem hábito de propagar comércio, mas quando há um diferencial o destaque é até necessário, por questão de justiça. Poucas lojas de Porto Velho têm pessoal qualificado no atendimento, mas o Portal do Agronegócio, um pet (também especializado em banho e tosa) na avenida Amazonas com Elias Gorayaeb merece destaque pelo atendimento diferenciado do técnico em agronegócio Henrique Fernandes pelo conhecimento do ramo e simpatia e merece uma visita.


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)