RD POLITICA ( WC e redação)


Surpresas nas convenções partidárias, vereadora Joelna cogitada para vice, Expedito surpreende com vereador Maurício de vice

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range07 Ago 2018 - 15h35

Convenções – Como se esperava ocorreram surpresas ontem (5) prazo final para que os partidos políticos realizassem suas convenções definindo os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, para disputar as eleições de outubro próximo. O que estava definido foi desfeito e o que era considerado impossível aconteceu. Mas teremos, ainda, muitas mudanças até o último dia para registro das candidaturas, o próximo dia 15.



Mudanças – O PSDB, que realizou a convenção ontem (5) tinha definido que o candidato a governador seria o ex-senador Expedito Júnior e o nome indicado para vice o presidente regional do PRB, pastor Edésio Fernandes. Na convenção tudo mudou e o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB) foi confirmado como vice de Expedito. Maurício estava bem cotado para ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (Ale), mas acabou optando pela vice de Expedito. É uma chapa “puro sangue” dos tucanos.



Deputado – Duas pessoas experientes confirmadas em convenção estarão na disputa de vagas na Ale. O advogado Walter Silvano foi confirmado candidato na convenção do DEM e Irma Fogaça na do PHS realizadas no último domingo (5). Walter tem enorme expediência política é fiel companheiro e assessor do ex-governador, ex-prefeito de Ji-Paraná, ex-deputado federal, ex-senador José Bianco e conhece bem o legislativo, pois assessora um deputado. Irma passou boa parte da sua vida na política, a maior na Ale. Ela deixou a chefia de gabinete da Casa do Povo para buscar uma vaga no legislativo estadual. São dois nomes expressivos e experientes na política.



Equipe – O senador Acir Gurgacz (PDT), candidato ao governo do Estado, convidou o jornalista, José Luiz Alves, que já participou de diversas campanhas eleitorais, entre as quais a de Fernando Henrique Cardoso a presidência da República e Confúcio Moura ao governo de Rondônia (2014) para integrar sua equipe de comunicação na disputa, que começará no próximo dia 15. Com sua experiência e conhecimento sobre o agronegócio rondoniense, José Luiz Alves poderá contribuir muito para o sucesso de Acir Gurgacz, nesta campanha que promete ser acirrada.



Vice – Dos candidatos a governador com maior poder de mobilização, que representam os partidos com maior representatividade no Congresso Nacional, Maurão de Carvalho, do MDB é o que está encontrando dificuldades para apresentar o candidato a vice. Nos últimos dias já foram apresentados vários nomes, no mínimo três, mas nenhum deles foi confirmado. Talvez a solução esteja “dentro de casa”, como no PSDB. A vereadora de Porto Velho, Joelna Holder poderia compor uma chapa “puro sangue” com enorme poder de mobilização popular. Ele foi a quarta vereadora mais bem votada da capital, mesmo sem ter nenhuma experiência política anterior.



Respigo



No Paraná o ex-senador e ex-deputado federal Osmar Dias (PDT) desistiu da disputa pelo governo do Estado. Osmar, irmão do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), pré-candidato a presidente da República alegou a necessidade de formar alianças não compatíveis com sua linha de pensamento político, por isso optou por fica fora das eleições +++ Quem conhece Osmar sabe de sua lisura na política. E que não se submete a cabresto para conquistar seu objetivo político +++ O ex-deputado estadual Kaká Mendonça esteve na manhã de hoje (6) visitando os amigos na Ale. Kaká foi secretário geral do Legislativo Estadual e também presidiu durante um período a Casa do Povo +++ O Diretório Nacional do PT garantiu a candidatura da ex-senadora Fátima Cleide, para disputar uma das duas vagas ao Senado, contrariando a aliança do diretório regional de Rondônia, que firmou coligação com o PDT. O deputado Lazinho da Fetagro entrou com recurso para manter a parceria com o PDT, mas Nacional não aceitou e determinou alianças com o PCdoB e Psol.


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)