Edson Lustosa


Tristes Tópicos

personEdson Lustosa date_range26 Jun 2018 - 16h27

ALTO NÍVEL


 


Segundo o senador Ivo Cassol, há na Secretaria de Estado da Saúde uma sala específica para tratar de propina. O que revela, no mínimo, um alto nível de organização, já que em outras secretarias as coisas não acontecem em uma sala determinada.


 


TÁ CONTRATADA


 


Uma senhora acendeu uma vela junto à televisão durante o jogo da seleção brasileira e atribui-se a isso ter ocorrido a vitória, com dois gols que só aconteceram depois que ela pôs fogo no pavio. Vai aparecer candidato a contratando para fazer isso no debate eleitoral.


 


CINQUENTA E UNS


 


Muita gente se surpreendeu com o resultado da mega-sena. Os seis números sorteados começam com o mesmo algarismo: 50, 51, 56, 57, 58 e 59. Tenho pena é de quem fez essa aposta acreditando que, se ganhasse, levaria sozinho. Teve que dividir com mais três.


 


PILATOS


 


Depois de um longo sumiço, Marina Silva enfim reaparece e propõe a realização de um plebiscito para decidir duas questões: aborto e maconha. Segundo ela, essa é a forma de ampliar – quantitativamente, é óbvio – o debate. Foi na base do plebiscito que soltaram o Barrabás.


 


QUEM VAI QUEIMAR?


 


A Polícia Federal apreendeu em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, 27 toneladas de maconha. O destino da coisa, como já se sabe, é ser queimada; mas não da forma ortodoxa, porém destruída por incineração. Por que não exportar pro Uruguai e gerar divisas?


 


REPATRIADAS


 


O ministro do Meio Ambiente assinou em Bruxelas entendimento com organizações conservacionistas da Bélgica e da Alemanha para trazer de volta pro Brasil 50 ararinhas-azuis, espécie que só ocorre no país. Nos EUA 49 crianças brasileiras aguardam para voltar.


 


HAVAÍ


                       


 


Nova explosão no vulcão Kilaeua, no Havaí, em erupção há dois meses, provocou um terremoto de magnitude 5,2. O tremor ocorreu às 0h02 desta terça, 26, em Brasília). É assustador, vou reprogramar minhas férias. Eu ia pra Guatemala, mas já que surgiu essa opção agora...


 


GENÉRICO


 


É tanto concurso público que, a despeito da eficiência e da razoabilidade, tem como requisito “graduação em qualquer área”, que não sei por que o MEC perde tanto tempo estabelecendo parâmetros curriculares pra cada curso. Qualquer hora vai surgir “tecnólogo em concursos públicos”.


 


SEM PERDÃO


 


Fosse outro noticioso dava até pra perdoar, mas justamente a conceituada revista Consultor Jurídico! O fato é que justamente nessa publicação encontra-se a noticia de que “um padre que atuava na Embaixada do Vaticano em Washington” foi condenado. Alô, editor!


 


SACRILÉGIO


 


Pelo amor – literalmente – de Deus! Quem tem representação diplomática pelo mundo afora é a Santa Sé, não o Estado da Cidade do Vaticano. E não é embaixada, é Nunciatura Apostólica. Você, que vai fazer concurso, fique ligado pra não cair nessa conversa.

 

 




Postado por às  


Sobre o autor

Edson Lustosa

Edson Lustosa é jornalista há 30 anos e coordena o projeto Imprensa Cidadã, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça. Escreve às segundas, quartas e sextas-feiras especialmente para o Que Notícias?.