A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR Celso Lungaretti )


UM ALERTA: EXIGINDO LIBERDADE E RECUSANDO PRISÃO DOMICILIAR, LULA TENDE A CONTINUAR EM REGIME FECHADO

personA VISÃO DEMOCRÁTICA (POR Celso Lungaretti ) date_range29 Jun 2018 - 06h07




A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, continua sendo ótima fonte de informação sobre o que rola nos bastidores dos Poderes.


 


Nesta 5ª feira (28) ela desmente que o Lula teria sido libertado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal se, anteontem (26), o relator Edson Fachin não houvesse transferido para o plenário a decisão sobre seu enésimo pedido de liberdade.   


 


Falou-se que a 2ª Turma agiria, com Lula, da mesma forma como agiu com Zé Dirceu, mas tal ideia, segundo a Mônica, é ilusória, pois a ele teria sido concedida, no máximo, a prisão domiciliar. Eis o porquê:

"A diferença entre o caso do ex-presidente e os demais que foram analisados na terça é que o plenário do STF já tinha considerado a prisão legítima ao negar a ele o habeas corpus que poderia tê-la evitado, em abril. Decidir em sentido oposto, neste caso, seria, sim, uma afronta à decisão colegiada de toda a corte, diz um integrante da 2ª Turma.



O mesmo magistrado afirma que o caso de Dirceu, p. ex., é diferente porque nunca tinha sido apreciado pelo plenário".











Qual a vantagem de continuar em território hostil?


.

"MAIS TARDE, NEM

 PARA CASA ELE VAI"


 


E é dos mais preocupantes este alerta da Mônica, sobre o qual Lula e os dirigentes petistas deveriam refletir com a máxima seriedade:

.

"O apego de Lula à ideia de que só deve aceitar a liberdade, rejeitando a prisão domiciliar, pode complicar a situação dele caso o STF não reveja a autorização para prisões depois de condenação em segunda instância.



Em setembro, a ministra Cármen Lúcia passará a integrar a 2ª Turma do STF, dificultando a formação de uma maioria liberal e pró-réu no grupo.



'Mais tarde, nem para casa ele vai', diz um magistrado do colegiado..."


 




Sobre o autor

A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR Celso Lungaretti )