LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)


Viva a DEMOCRACIA!

personLENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA) date_range10 Out 2018 - 06h48


 

















Viva a DEMOCRACIA! Por Zekatraca - Gente de Opinião



  

Nossa previsão sobre as candidatas que seriam eleitas deputadas federal em Rondônia, só não foi precisa, porque a candidata Marinha Raupp não conseguiu se eleger.



**********



Postamos várias vezes, que a bancada federal feminina de Rondônia poderia ser formada por quatro e até cinco candidatas: Mariana Carvalho, Marinha Raupp, Jaqueline Cassol e Sílvia Cristina e correndo por fora a Cláudia Moura e a esposa do Capixaba Hosana.



*********



Pois não foi que dentro da margem de erro, acertamos em cheio pois, foram eleitas TRÊS DEPUTADAS FEDERAIS – Mariana Carvalho, Sílvia Cristina e Jaqueline Cassol.



*********



Agora, quem quebrou tudo e entra para a galeria das entidades que não merecem confiança de ninguém, são os badalados (em época de eleição) Institutos de Pesquisa. Pelo menos em Rondônia ha muito tempo não acertam nada.



*********



Nem mesmo dentro da margem de erros, eles acertam as previsões. Quem já tinha ouvido falar no nome do candidato ao Senado pelo PSL Jaime Bagattoli. Ele jamais apareceu nas pesquisas e mesmo assim, quase tira o Dr. Confúcio Moura da parada.



*********



Por sinal, todas as pesquisas davam Confúcio Moura muito a frente dos concorrentes, o mais perto depois que a Fátima Cleide ficou de fora, segundo os famigerados Institutos de Pesquisa , era o Senador Raupp que terminou ficando em 6º lugar.



**********



Marcos Rogério aparecia em 3º lugar! Resultado: foi recordista de voto para o Senado de todos os tempos em Rondônia. Confúcio quase acaba com o restinho de cabelo que lhes resta e só não arrancou toda pele dos dedos (de tanto morder), porque deve ter “casco” duro.



**********



A surpresa para aqueles que acreditaram nas pesquisas divulgadas, foi a votação do Coronel Marcos Rocha (183.691 votos) contra apenas 173.690 do Marão de Carvalho.



**********



As pesquisas fizeram um colega (metido) a articulista político, postar em sua coluna, que o candidato Expedito Júnior poderia ganhar no Primeiro Turno, já que segundo o Instituto de Pesquisa estava com 43% enquanto o segundo colocado Maurão de Carvalho registrava apenas 18% e Acir 15% e o Coronel Marcos Rocha com apenas 8%.



*********



Quando abriram as urnas, a situação ficou da seguinte maneira: Expedito com 31,59%; Coronel Marcos Rocha 23,99% e Maurão 22,69%.



**********



Entre a turma que milita nos segmentos Culturais, Esportivos e Turísticos em Rondônia nenhum candidato conseguiu se eleger: Ivonete Gomes (2.524 votos); Luciana Oliveira (1.422), Júlio Olivar (1.478 votos) e Júlio Cezar (1.567 votos). O único que ainda obteve boa votação, porém, não conseguiu se eleger, foi o Professor Aleks Palitot que ultrapassou os 8 mil votos.



**********



Cristiane Lopes é uma liderança em evidencia, principalmente entre o eleitorado de Porto Velho. Ela recebeu 20.350 votos superando muita gente metida a campeã de votos. Cristiana fez campanha sem dinheiro, ela mesma ficava nas esquinas exibindo um banner com seu nome e número. Já pensou essa menina com apoio financeiro.



**********



A surpresa das surpresas, foi a votação em Porto Velho do candidato ao governo Vinícius Miguel da Rede que obteve 110.585 votos.



*********



Léo Moraes o deputado federal mais votado vai para Brasília enquanto Vinícius Miguel chega como a nova liderança da Capital. Agora Porto Velho conta com três potências para disputar a prefeitura no próximo pleito: Léo Moraes, Cristiane Lopes e Vinícius Miguel.



**********



Nossas felicitações vão para a colega de empresa (SGC) e profissão (jornalismo) Sílvia Cristina a deputada federal que com certeza, vai fazer a diferença na Câmara dos Deputados em Brasília.



**********



Viva a DEMOCRACIA!



 





Natal Porto de Luz será

com show do cantor Daniel




Viva a DEMOCRACIA! Por Zekatraca - Gente de Opinião



O projeto "Natal Porto de Luz" marcará o acendimento das luzes natalinas na capital. A abertura do evento será com o cantor Daniel, no Parque da Cidade, no dia 4 de dezembro, a partir das 19h. A festa será realizada em parceria grupo Gazin. O projeto natalino foi lançado pela Prefeitura de Porto Velho na quarta-feira, 3,



O prefeito Hildon Chaves agradeceu ao empresário Mário Gazin pela parceria firmada, dando condições à Prefeitura de ofertar esse presente a população de Porto Velho. "Será um show de portões abertos, no entanto, haverá arrecadação de alimentos que serão distribuídos às instituições como, por exemplo, Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos),Casa Família Roseta, Associação Pestalozzi, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e às famílias carentes cadastradas pela Prefeitura de Porto Velho", disse.



De acordo com o gerente da Gazin, Cleiton Berger, o poder público tem vontade de fazer, mas muita coisa não é possível devido a escassez de recursos. "Nós acreditamos que esta parceria público-privada é fundamental para que as coisas aconteçam”, declarou.



Ele afirmou que a Gazin é uma empresa socialmente responsável e procura se envolver em várias causas. “Por isso, estamos patrocinando o show com o cantor Daniel, nosso garoto propaganda oficial há mais de seis anos ", disse.



"Iremos proporcionar a população um dia de lazer e entretenimento, além de despertar no coração das pessoas o sentimento de solidariedade, contribuindo para fazer o Natal de quem precisa um pouco melhor", finalizou Berger.



Ingressos



Cada um quilo de alimento não perecível dará direito a um ingresso. O bilhete poderá ser adquirido nos próximos dias nas lojas Gazin da capital e do interior. Não aceita-se sal na doação.



Comdecom



Comunicação - Prefeitura de Porto Velho Construindo Progresso

(69) 3901-3012 www.portovelho.ro.gov.br





CINEAMAZÔNIA



Primeiro Fórum Internacional de



Festivais de Cinema de Ambiente







O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um dos 40 do mundo, que participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Seia, Portugal, de 13 a 15 de outubro de 2018.



O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, é realizado durante a 24ª Edição do CineEco 2018 – 24º Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, em colaboração com a Green Film Network (GFN), sendo um dos mais antigos festivais de cinema ambiental do mundo. A Green Film Network (GFN) é uma plataforma de 40 festivais ambientais mundiais considerados os mais importantes do planeta.



Este 1º Fórum, que acontece no primeiro dia do festival e que conta com mais dois dias de atividades, tem já assegurada a presença de 37 diretores de festivais de cinema ambiental de todo o mundo, além de outros reputados oradores internacionais, como o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, que foi um dos homenageados do Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental em 2016 por sua luta em defesa da Amazônia Brasileira.



Para a diretora executiva do Cineamazonia, Fernanda Kopanakis, a participação neste fórum “é o reconhecimento da importância do Cineamazonia no contexto de se debater os impactos ambientais através da produção audiovisual, principalmente na defesa da Amazônia e dos povos que aqui vivem”. A participação do Cineamazonia entre 40 festivais de todo mundo é ponto importante para que “possamos reforçar os laços e promover o debate e a reflexão sobre a relevância das plataformas audiovisuais que promovem mudanças sociais e de sustentabilidade em todo mundo” destaca Fernanda Kopanakis.



O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente reúne festivais com temática ambiental da Albânia, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Tcheca, República Dominicana, França, Alemanha, Índia, Irão, Itália, Japão, Kosovo, Malásia, México, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos e Portugal. Do Brasil, além do Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, participam apenas o FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado na cidade de Goiás e o Filmambiente - International Environmental Film Festival do Rio de Janeiro.



A programação conta com a apresentação dos 40 festivais de cinema ambiental que integram a Green Film Network, no dia 13 as 10:00 horas, além das conferencias e debates discutindo temas tais “Como maximizar o impacto através dos festivais” e “Como crescer como proposta cultural de atração turística e de públicos” ambas no período da tarde. No domingo, 14 de outubro, acontece a Assembleia Geral da Green Film Network (GFN) e a Assembleia geral e resolução final.



Sobre o autor

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)

Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com