LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)


Você já parou para assistir os programas dos candidatos a governador do estado de Rondônia, no rádio e na televisão?

personLENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA) date_range23 Set 2018 - 08h28

Você já parou para assistir os programas dos candidatos a governador do estado de Rondônia, no rádio e na televisão?



**********



Por uma acaso, se você costuma assistir ou ouvir esses programas, já ouviu ou viu, algum candidato divulgando ou, pelo menos, se referindo a Cultura, Livros, Biblioteca, Arte de modo geral?



**********



Viu nada! Não viu nem ouviu, pois esse assunto caso seja explicitado, para os marqueteiros dos candidatos não gera interesse e em consequência também não gera votos.



*********



O mote de todos os candidatos, ou de todos os programas de governo, é: Saude, Educação e Segurança e agora o Agro Negócio.



*********



Porém sobre Cultura, Turismo e Lazer ninguém diz nada. Não diz porque seus programas de governo não contemplam esses assuntos.



*********



O negócio é dizer que: “Vamos melhorar a saúde, investir em mais segurança e educação e valorizar o Agro Negócio. De vez em quando falam em Agricultura Familiar.



*********



Outro assunto que politico candidato tem mais medo, que o diabo da cruz, é quando se trata de preservar o meio ambiente, impedir o desmatamento e o assoreamento dos rios. Proibir garimpo no rio Madeira nem pensar.



*********



Pra que preservar terras indígenas, quando o que dá dinheiro mesmo é plantar soja, milho, algodão e café!



 



*********



Ninguém, pelo menos eu nunca ouvi alguém falar, em convocar os líderes das aldeias indígenas, para conversar sobre o envolvimento dos mesmos, na produção de grãos em suas terras, é claro que preservando o necessário para sobrevivência da fauna e da flora.



*********



Índio não vota. Por isso, o que mais se ver, são invasões de suas terras, sem que alguém faça alguma coisa. Nem mesmo a demarcação das áreas indígenas são realizadas como deveriam.



*********



Voltando ao assunto Cultura, Literatura, Artes ETC. Depois de eleitos, como é de costume, entregam o órgão que deveria cuidar da Cultura a um correligionário que doou recursos para a campanha e assim, esse apaniguado indica um  conhecido, que muitas vezes não sabe nada X nada sobre o assunto. Isso aconteceu recentemente, quando o financiador da campanha de um candidato a governador, ao ser convidado para assumir a SECEL, indicou um funcionário balconista de sua loja de peças para motocicleta e o governador eleito o nomeou secretário de estado e ainda trouxe um bocado de locutor de carro de som, que assumiram os cargos mais estratégicos.



**********



Não precisa ir muito longe não, recentemente, o governador exonerou um técnico especializado em gestão cultural e nomeou em seu lugar, um cabo eleitoral que mal sabe assinar o nome.



*********



Por isso, é bom que todos nós envolvidos com Movimento Cultural, façamos uma análise bem abalizada, dos programas de governo dos candidatos que disputam o governo de Rondônia.



*********



Passamo oito anos sofrendo com a falta de investimento na cultura, vamos nos informar para não sermos iludidos novamente com falsas promessas.



*********



Faltam apenas 15 dias, para analisarmos as propostas dos candidatos. Depois não vai adiantar chorar o leite derramado.



**********



A César o que é de César:



*********



O senador Valdir Raupp, candidato a reeleição, defendeu nesta sexta-feira (21/9) que os candidatos impugnados pelo TRE/RO recorram ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) para continuar no pleito do dia 7 próximo, como forma de qualificar ainda mais o processo eleitoral.



**********



O senador deu a declaração a imprensa após o TRE impugnar a candidatura ao Senado Federal da ex-senadora Fátima Cleide, no dia de ontem. Espero que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) libere a candidatura da ex-senadora e dos demais candidatos que também foram impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral.



**********



Essa é a política democrata!



Sobre o autor

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)

Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com