RD POLITICA ( WC e redação)


Votação chegando e a tensão aumentando, Ibope/TV Rondônia (Globo) tem pesquisa hoje, cerca de 800 mil devem votar em Rondônia

personRD POLITICA ( WC e redação) date_range06 Out 2018 - 08h20

Chegando... – No domingo (7) serão realizadas as eleições gerais, que elegerão o presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado e os novos deputados federais e estaduais. Os candidatos que, ainda, não estão com a campanha ajustada, porque o processo eleitoral este ano foi muito curto, com pouco mais de cinco semanas, jogam todas as fichas na busca dos votos que poderão garantir a eleição ou a reeleição.



...a hora – A reta final da campanha apresenta situações inusitadas. Muita gente que acredita em Papai Noel gasta o que tem e o que não tem crente que será eleito, porque tem plena convicção que obterá sucesso. Muitos na apuração dos votos não somam o suficiente para se eleger síndico de prédio. A partir de hoje o candidato começa a sentir a realidade e um frio na barrigada temeroso em ser rejeitado nas urnas. É o que mais acontece nas eleições como as do próximo domingo, quando por volta das 20h teremos poucos fazendo festa e muitos chorando o leite derramado.



Ibope – Hoje (5) o Ibope/TV Rondônia (Globo) divulga pesquisa, a última antes das eleições de domingo sobre a intenção de voto a governador e as duas vagas ao Senado. A pesquisa a governador ficará prejudicada, porque Acir Gurgacz (PDT) teve o registro de sua candidatura negado e como sempre esteve entre os três primeiros, há enorme curiosidade sobre os números a serem divulgados pelo mais importante instituto especializado em pesquisas do Brasil. Com a chegada do dia da votação o clima fica tenso com candidatos e coordenadores de campanha sentindo o peso da responsabilidade. 



Voto – O colégio eleitoral de Rondônia, hoje, está acima de 1,1 milhão de eleitores. Foram cancelados este ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aproximadamente 155 mil títulos de eleitor, sendo 36 mil somente em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado com 334.529 eleitores. Especialistas acreditam que serão considerados votos válidos mais de 800 mil eleitores.



Nulos – Na disputa pelo governo do Estado o candidato Acir Gurgacz (PDT) está inelegível, por          que o TRE e posteriormente o TSE não aceitaram o registro da candidatura. Acir recorreu da decisão do TSE, e, apesar de seu nome constar nas urnas, caso o colegiado da Corte superior não julgue o caso, antes do próximo domingo (7), dia das eleições, os votos no candidato pedetista poderão ser anulados. Se não reverter a situação, os votos não serão computados e o resultado será sempre zero, mesmo com o eleitor realizando todo o procedimento de votação. É um impasse de difícil solução.



Respigo



Os principais candidatos a governar Rondônia a partir de janeiro do próximo ano não compareceram ao debate promovido pela Band TV (Meridional) na última quinta-feira (4). Acir Gurgacz - “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (­PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC), Maurão de Carvalho – “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV) e Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas), que lideram o processo eleitoral na disputa pelo governo do Estado não marcaram presença esvaziando o debate +++ Nos bairros e área central de Porto Velho e nas cidades do interior é possível encontrar um candidato ou um cabo eleitoral pedindo votos neste período. Concorrer em eleições é bom, mas para quem ganha, pois quem perde só terá outra chance nas próximas eleições +++ Méritos para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que está recapeando trechos de várias ruas da cidade. Recentemente a Marechal Deodoro teve trecho restaurado e hoje (5) a Joaquim Nabuco, ambas na área central +++ O asfalto utilizado é o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). O trabalho é da melhor qualidade e em condições de suportar o fluxo de veículos.



Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


Sobre o autor

RD POLITICA ( WC e redação)