QUENOTICIAS E REGIÕES

Alex Redano leva comitiva de autoridades de Alto Paraíso para reunião com governador

Encascalhamento, construção e reforma de pontes foram os principais pedidos das autoridades


bookmark_borderALTO PARAÍSO POLITICA date_range18 Set 2019 - 06h19 personDECOM/ALE - Eláine Maia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) acompanhou comitiva de vereadores de Alto Paraíso durante reunião com o governador Marcos Rocha (PSL) para tratar sobre a construção e reforma de pontes, e encascalhamento de áreas importantes para a região.



Participaram da reunião o deputado Adelino Follador (DEM), o diretor adjunto do DER, Diego Auler, vereadores de Alto Paraíso Edmilson Facundo (PSL), Isaias Pereira Admilson Aparecido de Oliveira (PSL), o Presidente da Câmara de vereadores Aparecido Antônio Machado (PP), representando a classe empresarial Deiverton Lopes da Silva, Valdemir de Moraes, representando a Associação dos Criadores de Alto Paraíso, e Claudinei da Silva representando setor madeireiro da região.



Redano abriu a reunião destacando as dificuldades do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) com equipamentos sucateados e que por conta disso, não dá conta de atender tanta demanda. Apesar disso, o deputado falou da grande importância e principal necessidade que é o encascalhamento do travessão B-40, que dá acesso a Alto Paraíso. Além disso, perguntou detalhes sobre os projetos de licitação das pontes, prazos para início das obras, e quem sabe até asfalto na B-40, B-20 que sai para Triunfo, e estrada Estadual de Alto Paraíso até o garimpo de Bom Futuro.



“Temos uma comunidade unida e que precisa de uma atenção especial do Poder Executivo, pois muitas são as dificuldades e sabemos que o governo tem consciência de tudo, mas precisamos de uma resposta para essa população”, afirmou Redano.



O vereador Edmilson Facundo afirmou que por ser do mesmo partido do governador existe uma cobrança muito grande por parte dos moradores. Que já apresentou reivindicação para tapa buraco na rodovia- 459, e teve a resposta de que até setembro seria atendido. Solicitou também que no travessão B-40 seja feito um trabalho definitivo, com asfalto, pois só o patrolamento já foi feito duas vezes, porém, a situação não é resolvida.



Pediu que ao menos 10 quilômetros do travessão B-20 que liga Alto Paraíso a Triunfo, onde tem a indústria de água mineral, que gera emprego e renda na região. Segundo ele, esse trecho sendo arrumado, vai evitar o uso e gasto financeiro com a balsa. O vereador



O deputado Adelino Follador solicitou que as equipes do DER com o trabalho de solo e cimento, sejam distribuídas para aproveitar o período do verão, para que várias localidades sejam atendidas ao mesmo tempo.



Redano solicitou que uma equipe de Porto Velho seja deslocada para região, para ajudar nesta força tarefa. Segundo ele, atualmente é preciso equipar a residência do DER em Alto Paraíso, para que possa trabalhar de forma eficaz.



O vereador Isaias Pereira afirmou que Alto Paraíso cresceu muito na produção de soja, café e gado, e isso tem aumentado o fluxo de caminhões carregados, o que acaba utilizando muito os mesmos trechos. Disse que a RO- 459, do jeito que está, tem complicado muito a vida de motoristas e produtores da região.



Desde que caiu a ponte, nos sentimos ilhados, isolados e no período de chuva tudo fica ainda pior. Precisamos de socorro”, desabafou.



O governador Marcos Rocha relatou que na época da construção da ponte foi gasto muito dinheiro, e o projeto já não atendia as necessidades do período. Muito dinheiro foi investido, porém o serviço executado deixou a desejar”, frisou.



O diretor adjunto do DER Diego Euler, informou que no início de setembro foi feita uma fiscalização nestas 



áreas para levantar as necessidades, e constatou-se um trecho trafegável. Segundo ele, semana passada foi feito no travessão B-40 um novo patrolamento, e já na próxima semana terá início o encascalhamento de 27 quilômetros do travessão. O diretor afirmou que no prazo máximo de uma semana o trabalho será concluído.



Sobre as pontes questionadas pelos vereadores, Diego Auler anunciou que está sendo feita a licitação para elaboração do projeto, e que após o resultado, de imediato, o DER dará início as obras.



O governador Marcos Rocha garantiu que o atendimento será imediato, desde que os tramites legais sejam respeitados. “Temos o compromisso de atender todo nosso Estado. Sabemos que muitas linhas, rodovias, e estradas precisam de urgente ação. Estamos distribuindo equipes e agilizando os trabalhos neste período de seca”, pontuou.



O deputado Alex Redano agradeceu ao governador pela sensibilidade em atender a comitiva de autoridades e buscar dar solução as demandas apresentadas. “ Sabemos que quase todo o Estado precisa de reparos e de obras definitivas, mas que, neste momento Alto Paraíso passa por um período de muita dificuldade e precisando desse olhar atento e atuação dinâmica. Essas ações imediatas vão melhorar a vida dos moradores, agricultores, criadores e todos que precisam utilizar os trechos”, agradeceu o parlamentar.



Ponte do Rio Candeias  



Outra reclamação das autoridades foi a construção do Ponte do rio Candeias, onde moradores e autoridades tiraram dinheiro do próprio bolso para obra, mas nada foi feito. Sobre esse tema, o governador Marcos Rocha disse que o processo foi concluído no último dia 6 de setembro e encaminhado para o DER para homologação e contratação. 



Fotos: Assessoria