Política

Após pacote anticrime, novas derrotas aguardam Bolsonaro no Congresso neste fim de ano


bookmark_borderBRASIL POLITICA date_range07 Dez 2019 - 06h10 personDCM

Do Globo:



A desidratação do pacote do presidente Jair Bolsonaro sobre trânsito não é o único embaraço que a Câmara dos Deputados causa ao governo. Com uma articulação política que é constante alvo de críticas no Legislativo, o Planalto ainda deve colher outros insucessos em votações de medidas anunciadas com pompa.



Na lista de iniciativas visadas por parlamentares consta por exemplo, a medida provisória que extingue o DPVAT, seguro obrigatório para indenizar vítimas de acidentes. Na esteira do desgaste, a Câmara aprovou esta semana o pacote anticrime, principal bandeira do ministro da Justiça Sergio Moro, com uma série de modificações feitas pelo grupo de trabalho que analisou o tema.




 



A proposta chegará ao Senado sem seus principais dispositivos, como excludente de ilicitude, prisão após condenação em segunda instância e plea bargain (negociação entre acusação e defesa pelo estabelecimento de penas antes de julgamento). Contrariando o desejo do governo, a análise do projeto pelos senadores deve ficar para 2020.