QUENOTICIAS E REGIÕES

Assembleia presta homenagem a profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Os homenageados realizam trabalhos de relevância ao Estado de Rondônia


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range19 Nov 2019 - 12h30 personDECOM/ALE - Eláine Maia

Através de propositura de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos) a Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira (18), Sessão Solene, no plenário das Deliberações, para entrega de Título de Cidadão Honorífico ao Procurador do Município de Cacoal Ricardo Sá Vieira e Voto de Louvor pelos 50 anos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, pelos relevantes serviços prestados ao estado de Rondônia.



No dia 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional completaram 50 anos de regulamentação, celebrado devido à publicação, em 1969, do Decreto-Lei nº 938, por conta desta data especial, o parlamentar viu a necessidade de um maior reconhecimento da categoria e um registro pelo aniversário de 50 anos.



Na abertura da solenidade, Alex Redano destacou a missão desses profissionais com dedicação e cuidado com a vida humana. O deputado afirmou que essa homenagem é merecida, relatando já conhecer trabalho, por exemplo, do Procurador Ricardo Sá Viera, por tudo o que ele fez pelo município de Ariquemes e pelo Estado, como um todo. Assim como os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Que boa parte de suas proposituras e liberação de emendas parlamentares acontece em decorrência de ouvir o povo e as necessidades do cidadão rondoniense.



Redano destacou que quer fazer muito mais pela sociedade rondoniense, e relatou que tem grandes projetos para quando for presidente do Poder Legislativo, daqui a um ano e um mês.  “Quero poder retribuir todo carinho e atenção desse povo ordeiro e trabalhador, quero trabalhar ainda mais em prol de uma sociedade mais justa e digna”, encerrou.  



Ao falar, em nome da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Coordenadora técnica da Sesau, Elizete Gama parabenizou o deputado Redano pela iniciativa de reunir esses profissionais e reconhecer o trabalho desenvolvido por cada um deles. Afirmou que a Secretaria tem sido sensível a causa de valorização e reconhecimento da categoria.



Título de Cidadão Honorífico 



O primeiro homenageado da tarde foi o Procurador do Município de Cacoal, Ricardo Sá Vieira advogado, especialista em direito público e mestrando em direito das relações internacionais, dentre as atividades exercidas no setor público, Ricardo já foi assessor jurídico I do Município de Ji-paraná em 2005, foi Procurador do Município de Ariquemes de 08/2005 a 07/2008, Secretário de Estado Chefe da Casa Civil de Rondônia de 01.01.2011 a 03.01.2012, diretor Presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia de 06.01.2012 a 12.08.2013, Presidente do Porto Organizado de Porto Velho de 01/2012 a 09/2013, assessor especial do Gabinete do Governador de Rondônia, de 2013 a 2016, Secretário Municipal de Planejamento do Município de Cacoal, e atualmente é Procurador Geral do Município de Cacoal.



Durante discurso, Ricardo de Sá Viera agradeceu ao deputado Redano pela propositura de homenageá-lo com a mais alta comenda do Poder Legislativo.  Afirmou estar orgulhoso pela lembrança do seu nome e do trabalho que tem dedicado ao serviço público de Rondônia. Disse que estar em Rondônia, foi uma escolha pessoal, e assim constituiu família por aqui. “Quando meus pais decidiram volta para o nordeste, eu decidi ficar e aqui trilhei meu próprio caminho”, frisou.



Agradeceu a todos os gestores públicos que confiaram a ele a responsabilidade de comandar algumas pastas importantes do Poder Executivo, como os ex-governadores José Bianco e Valdir Raupp. 



Ricardo enalteceu o trabalho executado pelo então vereador Alex Redano, de Ariquemes em prol do crescimento e desenvolvimento do município, como por exemplo, a instalação do Banco do Povo, que fomentou o microcrédito em Rondônia, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores.



Voto de Louvor 



Trinta e cinco profissionais da área da fisioterapia e terapia ocupacional foram agraciados com Voto de Louvor, entre eles o presidente do Conselho Regional de Terapia Ocupacional da 18ª Região (Crefito), fisioterapeuta Rodrigo Moreira Campos, vice-presidente do Crefito, Rayfran da Silva Alab, fisioterapeuta Andervan Aguiar de Lima, diretor tesoureiro do Crefito, Ronaldo Araújo Chaves, Maria Gorete dos Santos, Aline Martins da Costa, Harisson Carlos da Silva, Samantha de Freitas Campos, diretora secretária do Crefito, Thiago Pereira Marques, Conselheiro do Crefito, Ailza Medeiros, e terapeutas ocupacionais Elisete Maria da Silva Moreira, Solimar Maria das Neves, Regina Fátima Correia Lima, e outros profissionais da área que representaram a categoria.



Em nome dos profissionais homenageados, discursou o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), que relatou uma grande satisfação pelo momento proposto pelo deputado Redano e pela Assembleia Legislativa de Rondônia. Disse que, junto com o deputado tem feito ações que visam à valorização da categoria. Que o conselho tem o importante papel de conscientizar quem é cada profissional e onde devem atuar.  Afirmou que as autoridades constituídas em Rondônia precisam reconhecer que esse profissional é importante tanto na atenção básica, quanto em casos de urgência e emergência.



Enalteceu que diversos profissionais já fizeram além daquilo que lhes compete, para salvar vidas ou permitir uma melhor qualidade de vida ao paciente. “Estamos extremamente felizes em saber que o Poder 



Legislativo reconhece nosso trabalho, e que aprovou a entrega dessa honraria a nossa categoria”, ressaltou. Disse que, comemorar esses 50 anos é um grande orgulho, “pois sabemos o quão difícil e árduo é o trabalho e a missão de cada um de nós”.



Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO



Assembleia presta homenagem a profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional-18Nov19-Marcos Figueira-Decom-ALE-RO (4).JPGAssembleia presta homenagem a profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional-18Nov19-Marcos Figueira-Decom-ALE-RO (2).JPGAssembleia presta homenagem a profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional-18Nov19-Marcos Figueira-Decom-ALE-RO (1).JPG