QUENOTICIAS E REGIÕES

Deputado Alex Redano alerta para a situação do presídio de Ariquemes

Parlamentar chamou a atenção para a superlotação da unidade prisional


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range18 Nov 2020 - 09h23 person Eranildo Costa Luna-ALE/RO

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (17) para denunciar a situação do presídio de Ariquemes, que segundo ele sofre com a superlotação e pode ocorrer uma tragédia.



"É um verdadeiro absurdo, uma superlotação, estamos prestes a acontecer uma tragédia. Vou me reunir ainda nesta semana com o governador Marcos Rocha e com o secretário da Sejus, e me coloco à disposição para contribuir na busca por uma solução", disse.



Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) disse que "se não me engano, já houve 18 fugas lá no presídio de Ariquemes. É uma insegurança muito grande, até para os servidores que atuam naquela unidade prisional. O clima é muito perigoso e é preciso uma atitude mais rígida do Governo, que investigue aquela situação".



Também em aparte, o deputado Anderson Pereira (Pros) afirmou que "a obra ficou muito demorada a sua conclusão, prejudicando a sua estrutura e tem muita falha de segurança, além da falta de efetivo. Essas falhas precisam ser corrigidas. Me coloco à disposição para buscarmos solução junto ao Governo, também através da Comissão de Segurança, a qual presido aqui nesta Casa. Eu me envergonho, como policial penal que sou, daquela situação. Os policiais precisam se desdobrar para suprir essa falha na segurança, em razão da estrutura ruim do prédio".



Ao retomar a palavra, Redano disse que é preciso melhorar o efetivo e de imediato tomar algumas medidas, como a construção de um fosso ao redor do presídio. "Mas, temos que tomar medidas de imediato. Há um temor de rebelião, com o risco maior nos dias de visita aos apenados", completou.



O deputado Adelino denunciou ainda a questão ambiental, com as fossas do presídio poluindo um córrego nas imediações, prejudicando a todos que moram nas imediações.



Eleições



Em seguida, Alex Redano falou sobre eleições municipais, parabenizando aos eleitos. "Quero destacar a eleição da Carla Redano, minha esposa, prefeita de Ariquemes. Saúdo ao deputado Adelino, pela votação do seu filho, Lucas Follador a prefeito de Ariquemes e também saúdo o Tiziu Jidalias, numa disputa muito acirrada. Agora, vamos seguir trabalhando ainda mais pelo município".



Redano destacou ainda o crescimento do Republicanos em Rondônia, com o aumento no número de eleitos, para diferentes cargos. "Foi um crescimento histórico. Passamos de 17 para 43 vereadores. Reelegemos os prefeitos de Primavera de Rondônia e de Costa Marques. Motivo de orgulho de estarmos nesse partido, que é um dos que mais cresceu no Estado".