SAÚDE

Estudos avaliam os antioxidantes no tratamento da infertilidade masculina

Ensaios clínicos testaram os efeitos de antioxidantes como a vitamina E como protetor oxidativo


bookmark_borderBRASIL SAÚDE date_range30 Jun 2018 - 08h47 personDaiana Barasa - Assessora de Comunicação

Ter um filho é natural para algumas pessoas e um grande problema para casais que enfrentam dificuldade de engravidar e realizar o sonho de constituir uma família.



A European Association of Urology (Associação Brasileira de Urologia) aponta que os fatores que causam a infertilidade masculina na maior parte dos casos são associados a anomalias na qualidade do sêmen em 50% dos "tentantes" (casais que estão tentando engravidar).



Nem sempre as causas da infertilidade são claras, mas na área científica já existem investigações robustas a cerca do assunto, inclusive a relação da deficiência de vitaminas e a infertilidade masculina.



Estudo publicado na Science Direct "Patologia Experimental e Toxicológica" avaliou o efeito protetor da vitamina E e selênio na saúde fértil de camundongos expostos a toxidade reprodutiva, uma das causas da infertilidade masculina.



O grupo tratado com vitamina E teve menor dano oxidativo nos testículos e consequentemente na saúde dos espermatozoides e órgãos reprodutores.



 



Como o ambiente pode afetar a fertilidade masculina?



Outra investigação publicada no jornal Reproductive Biology and Edocrinology (Biologia e Endocrinologia Reprodutiva), alerta quanto a queda na concentração de espermatozoides em homens de 35 anos registrados pelo Fivnat, na França em 73,6 milhões / ml em 1989 para 49, 9 milhões / ml em 2005.



Os dados apontam que a mudança climática e de ambiente dos últimos anos afetou a saúde fértil masculina causando danos oxidativos que podem afetar o esperma e todo aparelho reprodutor. O mesmo estudo aponta ensaios anteriores que resultaram em melhorias na saúde da fertilidade de homens que receberam suplementação à base de oxidantes.



Porém o alerta para o consumo da suplementação de oxidantes nesse caso é sobre o excesso no consumo. Altas doses – ou consumo sem a devida prescrição - pode causar efeito contrário e despertar o estresse redutivo, o que gera complicação não só para fertilidade como todo o organismo.



 



Suplementos para saúde fértil masculina



Após a informação de estudos robustos a cerca dos benefícios da vitamina E e outros antioxidantes para a saúde fértil masculina a indústria farmacêutica passou a investir nesse tipo de suplementação.



No entanto, as causas da infertilidade são multifatoriais e todo ou qualquer tipo de tratamento deve seguir as indicações de um ginecologista ou especialista experiente em fertilidade.



De acordo com o portal especialista em saúde e maternidade, Trocando Fraldas, a suplementação reúne os principais antioxidantes, como a vitamina E, C, A, B1, B2, B3, D3, magnésio e outras que são fundamentais para a saúde do sistema reprodutor masculino.



Em hipóstese alguma consuma suplementos sem a indicação do médico, lembrando que são drogas como quaisquer outras que podem afetar negativamente o organismo quando consumidas em doses incorretas ou quando não existe diagnóstico de deficiências vitamínicas.