QUENOTICIAS E REGIÕES

FALTA DE MÉDICOS PERITOS GERA CAOS EM ARIQUEMES E INSS DEIXA PACIENTES DESAMPARADO


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range01 Dez 2018 - 05h56 personAOR OLIVEIRA

A agência do INSS em Ariquemes está sem médicos peritos desde há muito tempo o que tem feito com que os que necessitam de perícia na jurisdição, que abrange as cidades do Vale Jamari em Rondônia, tenham que se deslocar até outros locais. São pessoas já debilitadas deslocadas para cidades como Porto Velho, Ouro Preto e Ji-Paraná. Sensibilizado com está situação dos pacientes, o Vereador Amalec da Costa (PSDB), solicitou ao Senador Eleito Marcos Rogério (DEM), que envide esforços  no sentido de que o Ministério da Saúde contrate um médico perito para atender Ariquemes e todo o Vale do Jamari. O posicionamento de Marcos Rogério e que tão logo comece o novo governo federal, irá diretamente ter com o novo Ministro da Saúde e apresentar a solicitação de Amalec.



Hoje o tempo de espera para as perícias tem ultrapassado sete meses e às vezes até um período bem maior. 



Além disso, os pacientes que precisam de perícia e viajam para outras localidades, arcam como os custos dos deslocamentos e estadias. Segundo dados o INSS, são agendadas em torno de 42 perícias por dia para outras cidades fora de Ariquemes.



“O drama dos pacientes que conseguem marcar suas pericias é crucial, pois alem das despeças o deslocamento de ônibus torna ainda pior a situação, por isso se faz necessário em nosso município a presença de um medico perito na agencia do INSS” Acrescenta Amalec.



 De acordo com o vereador por Ariquemes Amalec da Costa, que vem buscando soluções para o caso há mais de um ano, a situação é indigna. Como a perícia demora muito para ser feita, o paciente fica sem receber o benefício, o que o prejudica e traz danos para toda a família. 



No entanto com a ajuda do Senador Marcos Rogério, Amalec acredita que o governo federal fará um concurso para contração desse médico que é de suma importância para Ariquemes.