Policial

Garimpeiros matam índios yanomami de 20 anos em Roraima


bookmark_borderCASOS DE POLICIA date_range28 Jun 2020 - 06h57 personDCM

Do G1:




Um conflito na Terra Yanomami resultou na morte de dois jovens indígenas, de 20 e 24 anos, em Roraima. As vítimas foram atacadas a tiros no meio da floresta por garimpeiros armados, informou nesta sexta-feira (26) o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-Y).






Os jovens se chamavam Original Yanomami, 24, e Marcos Arokona, de 20. O conflito foi no último dia 12, na comunidade Maloca do Macuxi, região do rio Parima, município de Alto Alegre, segundo o presidente do Condisi-Y, Júnior Hekuari Yanomami.




 





As vítimas estavam em um grupo de cinco indígenas quando se depararam com os dois garimpeiros próximo a uma pista clandestina para pouso de helicóptero.





“Os garimpeiros, ao verem eles, atiraram e acertaram um. O grupo correu no meio da floresta, houve perseguição, e o outro indígena também foi atingido”, disse Júnior Yanomami. Os indígenas relataram que a perseguição durou cerca de uma hora. Eles estavam armados com flechas, mas não conseguiram atingir os garimpeiros. O ataque foi por volta de 15h.



 


(…)