QUENOTICIAS E REGIÕES

Outubro Rosa: proposta de Mariana Carvalho garante tratamento do câncer de mama metastático no SUS

Projeto de Lei visa preencher lacuna na legislação sobre o tratamento no Sistema Único de Saúde.


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range14 Out 2020 - 06h01 personASSESSORIA PARLAMENTAR

Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que pretende garantir o tratamento gratuito do câncer de mama metastático. De autoria da Deputada Federal Mariana Carvalho, o PL 3169/15 pretende sanar uma brecha na legislação sobre o tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde. 



Mariana Carvalho explica que o SUS já oferece o tratamento para o câncer de mama, mas a lei que trata desse serviço não fala sobre o câncer de mama metastático, ou seja, aquele que se espalhou para outras partes do corpo. 



A Deputada quer garantir em lei, que as pacientes não sejam desamparadas pelo Estado no momento em que mais precisam. Dessa forma, o PL 3169/2015 estabelece que as mulheres portadoras de câncer de mama, receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde, quando houver indicação clínica, o tratamento para o câncer de mama metastático. A proposta também garante o fornecimento dos medicamentos para o tratamento. 



“O câncer de mama é o que mais tira a vida de mulheres no Brasil. Lutamos pelo diagnóstico precoce, mas sabemos que existe um número crescente de pacientes que acabam evoluindo para o quadro de câncer metastático. Garantir em lei o tratamento é uma forma de assegurar os cuidados necessários no momento em que essas pacientes mais precisam”, destacou Mariana. 



O Projeto de Lei já foi aprovado pelas comissões de Seguridade Social e de Defesa da Mulher. Agora, depende da análise pela CCJ e pela Comissão de Finanças.