Policial

PF cumpre mandados em Fortaleza, SP e Salvador em operação da Lava Jato


bookmark_borderCASOS DE POLICIA date_range16 Out 2020 - 09h03 personDCM

Do Povo



Fortaleza é uma das três cidades onde a Polícia Federal cumpre 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Lava Jato. A investigação é parte da Operação Lava Jato Eleitoral, que começou em 2018 com delação premiada dos executivos do Grupo J & F. A Justiça Eleitoral de Fortaleza também expediu mandados para São Paulo e Salvador.



 



A fase, intitulada Operação Marquetagem, busca provas sobre condutas supostamente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários pelo Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Pproapi), em troca do recebimento de vantagem indevida.



Conforme a investigação, os pagamentos somavam R$ 25 milhões e teriam ocorrido a partir da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias. Também foram feitas doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.




 



De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. (…)