QUENOTICIAS E REGIÕES

PREFEITO PEDRO FERNANDES EM REUNIÃO COM O SINTERO REAJUSTA PISO SALARIAL


bookmark_borderCUJUBIM POLITICA date_range06 Abr 2019 - 10h51 personASSESSORIA

Nesta sexta-feira 05, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (SINTERO), reuniram-se com Prefeito Municipal, Pedro Fernandes o conhecido Pedro da Belo Horizonte, para pactuar a adequação do Piso Salarial do Magistério, para os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino do município de Cujubim – RO. O déficit do município com categoria chega a 10.55%, a mesma reivindica reposição salarial, que está estabelecida em Lei federal. A primeira conversa com os representantes do SINTERO aconteceu em fevereiro, foi apresentada uma proposta pela categoria para negociação, a pedido do Prefeito, o mesmo se colocou à disposição para resolver o impasse, desta forma, foi solicitado junto aos representantes dos professores um prazo para avaliar o impacto da adequação na folha de pagamento, que também obedece a uma Lei Federal (LRF). Neste dia 05, o prefeito apresentou a proposta de ajuste de 4,17% que será paga já no salario de abril, segundo prefeito Pedro Fernandes, “a importância da educação e que sem dúvida os professores devem ser bem remunerados, pois é a educação sistematizada junto com a família é que pode transformar o cidadão”. Ainda em atenção a Lei N. 11,738 e 16 de julho de 2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, é uma obrigatoriedade dos gestores municipais. O reajuste é anual e acontece sempre em janeiro, de acordo com a Lei do Piso. A legislação assegura que o piso deve ser reajustado seguindo a variação no valor anual mínimo nacional investido por aluno da educação básica. Até o ano passado, mais da metade dos Estados brasileiros não pagava o piso salarial aos professores, segundo levantamento feito.



A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Pedro Fernandes Pereira e Débora Raposo, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna



Para Pedro Fernandes o aumento representa o reconhecimento da gestão municipal ao trabalho realizado pelos professores de Cujubim. “Conforme nossas possibilidades, vamos garantir a valorização de nossos docentes e a melhoria das condições de trabalho nas escolas. Nosso foco em 2019 é a alfabetização em um ano e a melhoria dos nossos indicadores", afirmou o prefeito.

O Projeto de Lei n. 025/2019 foi encaminhado à Câmara Municipal, o qual deverá ser apreciado e aprovado pelos vereadores nos próximos dias.