Internacional

Parte dos democratas enxerga Bernie Sanders como alternativa para vencer Trump nos Estados Unidos


bookmark_borderPOLITICA INTERNACIONAL date_range12 Fev 2020 - 05h14 personDCM

De Alessandra Corrêa na BBC Brasil.



A vitória de Bernie Sanders nas primárias de New Hampshire, nesta terça-feira, foi recebida com empolgação e apreensão por alas opostas do Partido Democrata, em um momento em que a legenda enfrenta uma profunda divisão interna sobre que tipo de candidato teria mais chances de derrotar o presidente Donald Trump na eleição presidencial americana de 3 de novembro.



 



…)



Para muitos representantes da ala mais moderada do partido, uma eventual escolha de Sanders é vista como um “pesadelo”. Eles dizem que as propostas do senador independente pelo Estado de Vermont, que se define como socialista democrático, o colocam muito mais à esquerda do que a maioria dos americanos.




 



Esses críticos temem que, se Sanders for o candidato oficial, poderá aumentar as chances de Trump ser reeleito, ao alienar os eleitores insatisfeitos com o governo do presidente republicano que estariam dispostos a votar em um candidato democrata mais moderado.



Mas para muitos na ala progressista do partido, Sanders é não apenas o candidato ideal, mas o único democrata nesta disputa que teria chances de derrotar Trump nas urnas.



(…)



Apesar de Sanders e Trump estarem em campos ideológicos opostos, vários analistas ressaltam semelhanças entre os dois. Alguns chegam a classificar ambos como populistas – Trump à direita, Sanders à esquerda.