Internacional

Partido de Evo define chapa presidencial e deixa de fora o favorito nas pesquisas eleitorais

O favorito em todas as pesquisas é o jovem líder cocalero Andrónico Rodríguez, que ficou de fora da chapa


bookmark_borderPOLITICA INTERNACIONAL date_range20 Jan 2020 - 09h03 personREVISTA FÓRUM

O partido MAS (Movimento Ao Socialismo), de Evo Morales, definiu neste domingo (19) sua fórmula presidencial para concorrer nas eleições que acontecerão em maio deste ano.



Quem lidera a chapa é o economista Luis Arce, que foi ministro de Finanças do governo de Morales entre 2006 e 2017 (e que tinha voltado ao cargo em 2019). Seu vice-presidente será o diplomata David Choquehuanca, chanceler do governo anterior também entre 2006 e 2017.





 


O anúncio de domingo, sobre a conformação final da chapa evista, trouxe duas alterações a respeito da que foi anunciada na quinta-feira (16), durante visita de uma delegação do MAS a Buenos Aires (foto), para conversar com o próprio Evo Morales, que se encontra em asilo político na capital argentina.



Naquele momento foi divulgado que a chapa teria Choquehuancha como candidato à presidência, e o vice seria o jovem líder sindical cocalero Andrónico Rodríguez, de 30 anos e trajetória parecida a de presidente deposto em novembro.



As pesquisas de opinião realizadas nas últimas semanas apontavam Rodríguez como candidato do MAS, e seu nome liderava todas elas, com mais de 20% das intenções de voto. Por isso, chama atenção que a conformação final da chapa socialista não tenha seu nome nem como presidente nem como vice.