Esporte

Poirier vence revanche contra Max Holloway e é campeão interino dos pesos-leves do UFC

Sete anos após a primeira luta entre eles, Poirier mostra mais força e precisão, mas esbarra na resistência do havaiano aos seus golpes e precisa de cinco rounds para vencer por pontos


bookmark_borderQUE NOTÍCIAS ESPORTES date_range14 Abr 2019 - 07h50 personCOMBATE.COM/ATLANTA

Sete anos depois da primeira vez em que se enfrentaram, Dustin Poirier e Max Holloway voltaram a se enfrentar. Desta vez, mesmo com Max Holloway tendo resistido e equilibrado a luta, o desfecho acabou sendo o mesmo: vitória de Dustin Poirier, agora por decisão unânime dos juízes (triplo 49-46), com direito a levar para casa o cinturão interino dos pesos-leves e a certeza de que enfrentará o campeão linear, o russo Khabib Nurmagomedov, pela unificação do título. Holloway, além de perder a chance de ser o sétimo lutador a conquistar dois cinturões do UFC em categorias diferentes, teve encerrada sua sequência de 13 vitórias consecutivas - a terceira maior da história do UFC.






- É incrível. Parece um sonho. Essa vitória foi conquistada golpe a golpe contra um dos melhores lutadores do mundo. No terceiro round, quando ele me acertou alguns golpes muito duros e eu senti que estava machucado, eu pensei: "Dane-se! Vou pra cima dele com tudo!" Agora sou campeão mundial e quero unificar o cinturão contra Khabib. Espere uma guerra, porque é isso que vai ser. Para quem achou que eu era o azarão, eu digo que trabalhei a minha vida inteira para ser o campeão - disse Poirier após a luta.



Max Holloway e Dustin Poirier se cumprimentam após a luta principal do UFC 236 â?? Foto: Getty Images





Max Holloway e Dustin Poirier se cumprimentam após a luta principal do UFC 236 — Foto: Getty Images






- Não vou tirar o mérito de Dustin. Ele trabalhou muito para ser campeão mundial. Parabéns, irmão. É isso aí. Ou você vence, ou você aprende. Vou voltar mais forte. Ainda sou o campeão, e se quiserem que eu lute pelo cinturão dos meio-pesados, desafio meu amigo Daniel Cormier para me enfrentar - brincou Holloway após a luta, ainda no octógono.






A luta






A luta começou com Poirier acertando um chute nas pernas de Holloway, que se desequilibrou momentaneamente. Aparentando estar mais forte fisicamente, Poirier mostrou que sua estratégia era caçar o havaiano desde o início. Após acertar dois bons golpes, e receber um contra-ataque que o desequilibrou, Dustin Poirier partiu para tentar decidir o combate no primeiro round, e encaixou uma sequência de golpes muito duros em Holloway, que resistiu como pôde, sem cair, mas ficando claramente abalado. Na parte final do round, no entanto, Poirier mostrou ter se cansado, passando a respirar pela boca e diminuindo o ritmo. Max Holloway aproveitou-se disso para tentar diminuir a diferença no round acertando alguns golpes duros, que foram absorvidos por Poirier.



Dustin Poirier glolpeia Max Holloway no UFC 236 â?? Foto: Getty Images





Dustin Poirier glolpeia Max Holloway no UFC 236 — Foto: Getty Images






No segundo round, ainda cansado, Dustin Poirier claramente se poupou, tentando recuperar o fôlego, enquanto Max Holloway buscava atacar, mas não conseguia abalar o adversário, que se defendia bem e bloqueava a maioria dos golpes desferidos contra si. No último minuto do round, Poirier conseguiu conectar dois bons golpes em Holloway, que cambaleou e se apoiou na grade, imediatamente chamando o rival para a luta. O havaiano provocava Poirier, dizendo que não havia sentido seus golpes, e no fim do round os dois se encararam, mas tocaram as luvas antes de irem para os córneres.





Max Holloway voltou mais agressivo para o terceiro round, mas Dustin Poirier mostrou maior precisão e mais força nos golpes desferidos. Os jabs de Poirier encontravam o rosto do havaiano com muita frequência, e minavam a sua resistência e prejudicavam a sua aproximação nas tentativas de ataque. No minuto final do round, Holloway conseguiu atacar e conectar bons golpes, e Poirier tentou levá-lo para o chão junto à grade, mas recebeu uma sequência de cotoveladas na cabeça antes do intervalo.



Max Holloway resistiu e agrediu Dustin Poirier no UFC 236 â?? Foto: Getty Images



Max Holloway resistiu e agrediu Dustin Poirier no UFC 236 — Foto: Getty Images



Dustin Poirier tentou mudar a sua estratégia no quarto round, tentando levar Max Holloway para o chão. O havaiano chegou a cair, mas levantou-se rapidamente. Mais inteiro fisicamente, Holloway partia para o ataque com muito volume de golpes, e Poirier já acusava muito cansaço. Mesmo assim, contra-atacava e se mantinha ativo, evitando dar muitos espaços ao rival. Mesmo com o rosto ferido e ensanguentado, o havaiano provocava Poirier e o chamava para a luta. Nos últimos 30s do round, Poirier mais uma vez tentou levar Holloway para o chão, mas o havaiano resistiu e, no último segundo, conseguiu encaixar um estrangulamento, mas o round foi encerrado exatamente neste instante.



 





Dustin Poirier venceu Max Holloway e ficou com o cinturão interino do pesos-leves no UFC 236 — Foto: Getty Images






No quinto e último round, Max Holloway começou tomando a iniciativa dos ataques, mas recebeu um contra-ataque duro de Dustin Poirier, seguido de mais um jab. Os dois lutadores, mesmo muito desgastados, mantinham uma disputa em alto nível, com golpes bem conectados e a defesa funcionando. Poirier apostou na tentativa de queda no minuto final, mas Holloway se defendeu e manteve a luta na grade, evitando ser quedado. Nos segundos finais, os dois lutadores foram para o centro do octógono e tentaram desferir golpes em sequência, mas já não tinham forças para muito mais.




 



Confira todas as lutas do evento: