Internacional

Preocupante: OMS classifica epidemia de coronavírus como “uma ameaça muito grave para o mundo”


bookmark_borderPOLITICA INTERNACIONAL date_range11 Fev 2020 - 06h06 personDCM

Do site da RFI.



Poucas semanas após minimizar a importância da epidemia de coronavírus, a Organização Mundial da Saúde voltou atrás nesta terça-feira (11). Para o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a propagação da doença “representa uma ameaça muito grave para o mundo”.





A declaração foi feita na abertura de um seminário em Genebra, com a participação de mais de 400 pesquisadores e autoridades sanitárias de vários países. Ghebreyesus também fez um apelo para que amostras do vírus sejam compartilhadas com o objetivo de acelerar as pesquisas sobre tratamentos e vacinas.



Em meados de janeiro, a OMS havia decidido não declarar urgência internacional sobre o coronavírus. Apenas no final do último mês, quando a epidemia já havia deixado 170 mortos e infectado quase 8 mil pessoas na China e 98 pessoas em 18 países, a organização voltou atrás.



(…)




 



Segundo o novo balanço divulgado pelo governo chinês nesta terça-feira, o coronavírus já deixou 1.016 mortos e contaminou mais de 42 mil pessoas. Nas últimas 24 horas, foram 108 mortos, o maior número de vítimas fatais registrado em apenas um dia desde o início da epidemia em dezembro.



(…)