QUENOTICIAS E REGIÕES

QUENOTICIAS ENTREVISTA O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES MARCELO GRAEFF – SOBRE O SUICÍDIO


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range27 Set 2019 - 08h53 personJornalismo QueNotícias.

A reportagem do www.quenoticias.com.br, conversou com o Secretário de Saúde do Município de Ariquemes Marcelo Graeff sobre o suicídio na adolescência é definido como o ato de um jovem, entre os 12 e os 21 anos, tirar a própria vida. Em alguns casos, o suicido pode ser resultado das transformações e de inúmeros conflitos internos que ocorrem na adolescência e, por isso, existe um maior risco de depressão, transtorno bipolar e do jovem ceder a pressões impostas pelos outros ou pela sociedade.



O jovem que pensa em tirar sua vida, acredita que não existem soluções para os seus problemas e, normalmente, dá sinais de um desequilíbrio emocional, que pode passar despercebido por familiares e amigos, devido às características da adolescência, por exemplo.



 



Quenoticias -Para você secretário o que dizer do suicido nos dias de hoje principalmente que tem atingido muitos jovens?



Secretário Marcelo - Os dados são alarmantes, hoje o suicídio é o 10° maior causador de mortes no Mundo, chegando aproximadamente a 1.000.000 de casos no ano. No Brasil, infelizmente, é a maior causa de mortes entre jovens do sexo Masculino.



A cada 40 segundo alguém no MUNDO tenta suicido.



Quenoticias - O que você pode falar sobre prevenção do suicídio?



Secretário Marcelo - Primeiro precisamos mudar a cultura que depressão é “frescura” ou “Desejo de aparecer”, precisamos ficar atentos e saber que FALAR É A PRINCIPAL OPÇÃO, os depressivos precisam de tratamento com Psiquiatra e Psicólogo, podemos utilizar tratamentos alternativos? Claro! Porém, como complemento do tratamento principal com os profissionais da saúde.



Outro ponto importante é o envolvimento da Família, é necessário que a família também busque o tratamento coletivo, pois, atualmente se fala apenas nas causas “Modernas”, mas o Alcoolismo, Violência, Abandono, Abusos psicológicos e sexuais continuam sendo os maiores causadores das depressões.



Quenoticias - Na sua visão quem tem maior risco de cometer suicídio?



Secretário Marcelo - Depressivos, Esquizofrênicos, Pessoas que passaram por grande trauma, Jovens, Dependentes químicos e alcoólatras formam um grande grupo de risco.



Quenoticias - Indique os principais sinais de suicídio?



Secretário Marcelo - Alternância brusca de humor e comportamento, dificuldade de se relacionar com outras pessoas, ansiedade ou pânico, insônia crônica, Solidão, doenças físicas, menções repetidas sobre morte e suicídio, sentimento de culpa e doença psiquiátrica são algumas características do suicida.



Quenoticias - Quais as causas mais comuns de suicídio?



Secretário Marcelo - Vivemos em uma época de transição cultural, onde o excesso de informações, a cobrança por padrões sociais, o aumento nas relações frias e julgamento social (por consequência das redes sociais), remetem o Homem moderno a um desiquilíbrio hormonal e comportamental aumentando os casos quando somados aos tradicionais como: Alcoolismo, dependência química, depressão, violências doméstica, abuso psicológico e sexual, doenças incuráveis e físicas, divórcio de pais e perdas.



Quenoticias - Como tratar quem tentou cometer suicídio?



Secretário Marcelo - O tratamento dar-se-á através de medicamentos e terapia (psiquiatra e psicólogo), no âmbito familiar desenvolver a ESCUTA ATIVA, estar atentos a possíveis riscos (armas, drogas, venenos) participar do tratamento de forma ativa e buscar tratamentos alternativos como RODAS DE CONVERSA, IGREJAS e Grupos de voluntários no assunto.



 Quenoticias - O suicídio pode ser prevenido?



Pode ser amenizado, mas depende muitos fatores, entre eles, economia, cultura, sociedade, políticas públicas entre outras.... Mas poderíamos responder de forma filosófica que se cada indivíduo desenvolver a empatia como valor, teríamos uma sociedade mais equilibrada emocionalmente. É um problema Mundial e Coletivo no qual, precisamos nos unir e levar a depressão como algo real e sério.



A equipe de reportagem do Site Quenoticias agradece ao Secretário de Saúde do Municipio0 de Ariquemes pela entrevista, tendo uma certeza que a mesmo vai servir de alerta para a comunidade de um modo geral, na esperança de assim contribuir para salvarmos vidas.