ENERGIA & MEIO AMBIENTE

Soluções tecnológicas que utilizam a borracha vão do sapato ao asfalto

A matéria-prima é usada em todos os segmentos industriais do mundo


bookmark_borderMEIO AMBIENTE date_range09 Mai 2018 - 14h26 personTathi Barros e Luzia Teles

Atualmente existem no mercado global mais de 40 mil artigos constituídos de borracha natural. A matéria-prima é utilizada até para mais de 400 dispositivos médicos.  O Brasil é um dos maiores produtores de látex do mundo, além de ser o 5° maior consumidor do mundo. O aumento no consumo de borracha, tanto natural quanto sintética, está intimamente relacionado ao comportamento do Produto Interno Bruto (PIB). Assim, de forma geral, se houver crescimento de uma economia, ocorre a elevação do consumo de borracha.



Os investimentos das indústrias pneumáticas, e o aumento na produção e exportação de automóveis contribui para o crescimento da demanda de borracha e de outras matérias-primas. A borracha natural, devido à sua estrutura molecular e alto peso molecular, é possuidora de resiliência, elasticidade, plasticidade, resistência ao desgaste e ao impacto, propriedades isolantes de eletricidade, e impermeabilidade para líquidos e gases que não podem ser obtidas em polímeros artificiais. No Brasil, a oferta e a demanda encontram-se distanciadas desde meados do século passado. As curvas de produção e de consumo encontram-se cada vez mais distantes.



Diante dessa situação, a Braskem, uma das líderes do mercado de borracha, acaba de lançar a Braskem Unilene®, linha de resinas hidrocarbônicas que proporciona vantagens técnicas e econômicas. Presente em diferentes etapas do processo produtivo dos calçados, desde a preparação da superfície à montagem final, a linha é compatível com a maioria dos solventes e polímeros. O produto melhora as propriedades de brilho, adesão e secagem das tintas viárias de demarcação. A Unilene® entra como um aditivo que melhora a performance da borracha, auxilia na aderência do pneu ao piso molhado e reduz a resistência ao rolamento. Em pneus de caminhões, a resina é também muito utilizada em recapagem.



Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi proposto, pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), e aprovado pela Câmara de Vereadores, uma lei para o uso de pneus usados na composição do asfalto para pavimentação de vias do município que sugere a composição de 15% de borracha triturada como ligante asfáltico. A cidade segue uma tendência de outros municípios que, cedo ou tarde, vão passar a compor o asfalto. De acordo com o secretário de obras da cidade, Leandro Pavan, em período de baixa demanda, somente os pneus descartados (cerca de 500 veículos) do município já seriam suficientes para o preparo do asfalto. Quando houver necessidade de mais matéria prima, a borracha poderia ser captada na iniciativa privada. Atualmente, a Secretaria de Obras paga para descartar pneus usados. Essas soluções mostram um avanço para o setor.



Expobor



Na contramão da crise, a Expobor – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos em Borracha, evento que acontece de 26 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, ganhou uma vitrine de aproximadamente 100 expositores nacionais e internacionais. A feira promoverá rodadas de negócios de diversos segmentos interligados como: artefatos de borracha, automação, equipamentos de laboratório, ferramentaria, máquinas e equipamentos, matérias-primas, moldes e ferramentas, além de produtos químicos, projetos e sistemas de energia. O encontro também discutirá as novas pesquisas em tecnologias de produção, além de reciclagem e tratamento de resíduos.



Entre os setores contemplados pela feira estão: indústrias de artefatos de borracha, automobilística, calçados, máquinas e componentes, eletroeletrônicas, petrolíferas, pneumáticas, siderúrgicas, entre outros. Fornecedores de matérias-primas, importadores, exportadores, técnicos, consultores e profissionais do setor de todas as partes do Brasil, e de mais de vinte países, marcarão presença no evento.



17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha/9º Encontro Nacional da Borracha Natural



Com presença confirmada de palestrantes nacionais e internacionais, o Congresso da Associação Brasileira de Tecnologia de Borracha (ABTB) contará com painéis, workshops, apresentações e debates sobre o setor. Com discussões acerca das mais novas e melhores soluções para o mercado, o 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, trará as mais recentes pesquisas e estudos sobre inovação, sustentabilidade e alta eficiência em produção.



Já o 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 28 de junho, tem como objetivo fomentar a troca de ideias sobre temas fundamentais do segmento ligados à capacitação profissional tais como: produção, sustentabilidade, tecnologia e aplicação de técnicas. O evento contará com o reforço de institutos de pesquisa, universidades e centros técnicos da indústria.



Pneushow



Simultaneamente à Expobor 2018, quem percorrer os 17 mil m2 do Expo Center Norte, também poderá conferir as novidades da 13ª edição da Pneushow - Feira Internacional da Indústria de Pneus. O evento integra 70 expositores dos segmentos de rodas, aros e acessórios; equipamentos para oficinas e borracharias; produção, recauchutagem e vulcanização de pneus; segurança industrial; bandas pré-moldadas; camelbacks; patches; pneu para transporte de cargas, entre outros.



SERVIÇO:



EXPOBOR 2018 – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha



Data: 26 a 28 de junho



Horário: das 13h às 20h



Local: Expo Center Norte



Promoção e Organização: Francal Feiras



Cooperação: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha; Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo



Apoio: ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; SLTC – Sociedad Latino Americana de Tecnologia Del Caucho



 



17º CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA BORRACHA

Data: 26 e 27 de junho

Temas: Matérias-primas e compostos, máquinas e equipamentos para processamento de borracha, testes e análises, simulações, TPV, TPE, TPO e sustentabilidade.

Realização: ABTB

Informações: Giselle Margonar

Inscrições: www.abtb.com.br



E-mail: giselle.margonar@abtb.com.br

Tel.: (11) 5589-8713



 



9º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL

Data: 28 de junho

Realização: Natural Comunicação

Informações: Heiko Rossman

E-mail: hrossman@lateks.com.br



Tel: (19) 3119-7597

Inscrições: www.borrachanatural.agr.br



 



Informações pelo telefone: (11) 2226-3100



Site: www.expobor.com.br



Twitter: @ExpoborFeira



Facebook: FeiraExpobor



Google+: Feira Expobor 



Equipe Contato Comunicação & Marketing



Tathi Barros e Luzia Teles



Tel.:  (11) 3251-2359 / 3288-7108



Whatsapp Redação: (11) 9.4565-9078



comunicacao3@contatomcg.com.br



comunicacao4@contatomcg.com.br