Internacional

Suécia encontra milhares de esqueletos da Era Viking e comemora “descoberta da década”


bookmark_borderPOLITICA INTERNACIONACIONAL date_range03 Set 2020 - 08h56 personDCM

Do Sputnik News:




Uma descoberta inesperada de vários milhares de esqueletos medievais foi feita perto da abadia de Vreta, ao norte da cidade sueca de Linkoping. 19 tumbas já foram examinadas por arqueólogos.




Um cemitério até então desconhecido com milhares de esqueletos bem preservados, alguns deles datando do século XI, na Era Viking, foi encontrado perto de um mosteiro em Linkoping, Suécia. O museu da região considerou essa a “descoberta da década”, relata o portal da emissora sueca SVT.



Das cerca de 70 tumbas que os arqueólogos descobriram, 19 foram examinadas. Adultos, jovens e crianças pequenas foram enterrados no cemitério. Os esqueletos estão bem preservados e muitos foram colocados em caixões de madeira. Todos os dentes parecem estar intactos, garantem os arqueólogos, o que também é uma indicação da Idade Média.




A abadia de Vreta, ativa entre 1100 e 1582, foi o primeiro convento de freiras na Suécia e é um dos mais antigos da Escandinávia. A igreja principal continuou a ser usada como igreja paroquial luterana e ainda existe.