Internacional

Trump diz que fará acordo com a China “mais rápido do que as pessoas pensam”


bookmark_borderPOLITICA INTERNACIONAL date_range14 Mai 2019 - 08h20 personESTADÃO CONTEÚDO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em seu Twitter que fará um acordo com a China no momento certo e “muito mais rápido do que as pessoas pensam”.



“Temos de ser autorizados a compensar o tremendo terreno que perdemos para a China desde a ridícula formação unilateral da OMC”, afirmou ainda Trump, em referência à Organização Mundial de Comércio (OMC), onde a nação asiática de algumas vantagens por ser um país em desenvolvimento.



Segundo o líder americano, os produtores americanos serão os grandes beneficiados com o que está acontecendo neste momento. “Os fazendeiros foram esquecidos por muitos anos. A hora deles é agora!”, disse, prevendo mais exportações agrícolas americanas no futuro, inclusive para a China.



O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) formalizou na noite desta segunda-feira a proposta de impor tarifas de 25% sobre produtos chineses importados pelo país que ainda não sofreram barreiras pelos americanos. O montante é de aproximadamente US$ 300 bilhões em produtos chineses que serão tarifados caso o USTR siga adiante com o procedimento. O presidente americano, Donald Trump, havia instruído o órgão a seguir com o processo no fim da semana passada.



Em resposta às medidas, a China anunciou retaliação com taxação também de 25% de produtos importados dos EUA, somando US$ 60 bilhões.