QUENOTICIAS E REGIÕES

VEREADOR AMALEC DA COSTA DISCUTIU ALTERNATIVAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS COM GERENTE GERAL DO BANCO BASA EM ARIQUEMES.


bookmark_borderARIQUEMES POLITICA date_range20 Fev 2019 - 12h55 personAOR OLIVEIRA

Alternativas de energia limpa, preservação do meio ambiente e economia foram alguns dos assuntos em pauta na discursão entre o Vereador Amalec da Costa e o Senhor Maqson de Campos Lima - Gerente Geral do Banco Basa em Ariquemes. O encontro aconteceu na Sala Fria da Câmara Municipal, com a presença da maioria dos Vereadores e o principal assunto a ser tratado foi o recente aumento de energia elétrica imposta pela concessionária Energisa nessa pauta o Senhor Maqson disse: "Estamos buscando uma linha de crédito especial junto ao Banco da Amazônia, com prazos e taxas especiais para Pessoa Física, para investimento em Energia Solar. Uma alternativa diante do caos provocado pelo reajuste absurdo praticado pela ENERGISA". Finalizou.



O vereador Amalec procurou se inteirar de como seria o Planejamento, desse investimento na implantação da energia limpa fotovoltaica (energia solar) em Ariquemes. De acordo com os estudos preliminares já feitos Ariquemes é uma das cidades com maior incidência solar no estado. Na ocasião, Amalec perguntou ao Gerente Maqson se já existe um projeto elaborado pelo comitê de Estudos de Energia Renováveis do Banco e a gestão pública sobre a usina de energia solar e seu potencial energético e econômico.



“Em relação à Usina de energia solar no município, a ideia é começar o serviço beneficiando os prédios públicos e futuramente o objetivo é aumentar a potência para a iluminação pública e outros setores”. Acrescentou Maqson.



Em se tratando da Prefeitura está poderá ter uma economia de R$ 15 milhões ao longo prazo, recursos que sobrarão para investimentos em outras áreas como saúde e educação.



Amalec da Costa achou por demais interessantes à ideia e se prontificou de levar ao conhecimento do Prefeito Thiago Flores destacando a importância de se discutir alternativas sustentáveis, as quais colaboram para preservar o meio ambiente além do retorno econômico. Maqson também informou que o município além de projetar a Usina Solar poderá está implantando outras medidas que contribuem para o bem ecológico.



Na visão politica de Amalec há necessidade de se criar um Comitê de Energias Renováveis sobre a implementação do projeto da Usina Solar em Ariquemes. Para partindo dai o município buscar uma linha de crédito que financie a futura obra.