Política

Vergonha nacional


bookmark_borderBRASIL POLITICA date_range06 Dez 2019 - 04h52 personSALVATORE D'ONOFRIO

  A notícia de que o "Congresso quer tirar verba de saúde e infraestrutura para inflar fundo eleitoral" (Folha, 5/12) é inacreditável para qualquer cidadão que tenha um mínimo de bom senso e amor ao País. Líderes parlamentares e chefões de partidos argumentam que o número de candidatos está aumentando para as próximas eleições e, portanto, reivindicam mais dinheiro público. Como se não bastassem os quase dois bilhões previstos para o fundo eleitoral  e os enormes recursos mensais destinados ao fundo partidário.



            A pergunta é por que os contribuintes brasileiros têm que continuar gastando tanto dinheiro com uma classe política, composta de mais de trinta partidos e milhares de políticos, interessada mais em enriquecer do que em providenciar o bem estar da sociedade. Eu sou visceralmente contrário a qualquer forma de ditadura, mas tenho que admitir que o golpe militar de 1964 acertou na instituição de apenas dois partidos, Arena e MDB, um de situação e outro de oposição, reduzindo a propaganda eleitoral à publicação gratuita de currículos e propostas dos candidatos nos meios de comunicação.



            Será que o povo brasileiro é tão ingênuo de ainda acreditar em "ideologia" partidária? Qual seria a ideologia da "Aliança pelo Brasil", o mais novo partido inventado pelo Bolsonaro? Como mudar "tudo o que está aí" se qualquer reforma política depende de parlamentares e estes nunca estão dispostos a cortar na própria carne? Que Constituição é a nossa que permite legislar em causa própria? O problema é que a formação de uma consciência cívica demora tempo, especialmente quando o povo tem pouca cultura e muita penúria. Quem sabe agora, com o avanço da tecnologia digital, conseguiremos despertar a massa popular para a reivindicação de seus direitos.



           



--

Salvatore D' Onofrio

Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP

Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)

Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)

Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)

www.salvatoredonofrio.com.br

http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio


RG3019752 Rua Siqueira Campos, 3445 São José do Rio Preto SP Fone(17) 32341054