10 alimentos para enfrentar os dias de muito calor
1. Água. Beber entre 1,5 a dois litros de água todos os dias. Quantidades reduzidas de cada vez e regularmente ao longo do dia, para evitar a sensação de sede. Para variar a fonte de hidratação, adicionar fruta cortada, ervas aromáticas ou especiarias para aromatizar a água, bem como recorrer a infusões de ervas ou chás, sem adicionar açúcar.
Calor, sol, corpos expostos, praia, noites mais longas. E mais desidratação à vista. O verão começa e é preciso alguns cuidados para enfrentar termómetros bem quentes. Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, aconselha a “reforçar a ingestão de água, de outras bebidas sem adição de açúcar e de alimentos ricos em água, nomeadamente a sopa, a fruta e os hortícolas.”
O corpo precisa de reforços nestes tempos de mais calor. “A sopa de hortícolas é um prato de excelência, tanto pelo elevado teor de água como pela riqueza nutricional que a caracteriza, devendo fazer parte do dia alimentar nas épocas de maior calor, e devendo igualmente marcar presença na mesa dos portugueses ao longo de todo o ano”, refere.