6 lições sobre o que é uma empresa competitiva
17 de maio de 2018
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Como se destacar na multidão e o que é uma empresa competitiva atualmente? Não é só as grandes empresas que seguem esse conceito, como a Apple, KFC e tantas outras, mas também pequenas e médias empresas – sendo boa parte dos empreendimentos no Brasil – necessitam de estratégias de competitividade.
As grandes corporações são excelentes exemplos quando falamos sobre o que é uma empresa competitiva. Afinal, os negócios que investem em estratégias competitivas conseguem tirar uma boa fatia do mercado por meio de vários fatores que vamos destacar a seguir com o auxílio do especialista em gestão empresarial, Adriano Nodari.
1- Excelente atendimento é essencial
Falar sobre o que é uma empresa competitiva é primordial citar o ótimo atendimento. Parece óbvio, mas muitos comércios perdem concorrência por fracassar nesta etapa.
O caminho para atender o cliente cada vez melhor não tem segredo: invista em treinamento e qualifique funcionários para essa tarefa. Pesquisa citada na Forbes aponta que 75% dos clientes observam o atendimento da empresa como um teste de competência.
2- Quem é a concorrência?
Para saber essa informação vai precisar pesquisar, normalmente essa é uma das etapas do planejamento estratégico para qualquer empreendedor. Segundo o consultor empresarial ter conhecimento sobre os concorrentes, produtos, serviços e ponto de venda é de suma importância.
"Após essa análise vai identificar a área em que pode competir ou mesmo serviços que a concorrência ainda não oferece – o que é melhor ainda melhor. Evite entrar em guerra de preços!", alerta.
O modo de lidar a concorrência se modificou ao longo dos anos. Atualmente, é preciso conhecer os 'rivais', mas o segredo está muito mais intrínseco na própria empresa e no modo como administra principalmente as pessoas envolvidas – funcionários e clientes – tal como a gestão financeira.
3- Quem são os seus clientes?
Entre os três elementos necessários para uma empresa ser competitiva podemos citar o conhecimento sobre o cliente e suas 'dores'. Essa é outra etapa do planejamento empresarial que deve ser seguida.
O perfil do cliente pode variar bastante, por exemplo, em cenário econômico instável. É válido levar em conta o que ele busca no momento, poder ser preços acessíveis, mais opções de produtos ou atendimento personalizado. Nodari aponta três elementos necessários para uma empresa ser competitiva:
As grandes corporações são excelentes exemplos quando falamos sobre o que é uma empresa competitiva. Afinal, os negócios que investem em estratégias competitivas conseguem tirar uma boa fatia do mercado por meio de vários fatores que vamos destacar a seguir com o auxílio do especialista em gestão empresarial, Adriano Nodari.
1- Excelente atendimento é essencial
Falar sobre o que é uma empresa competitiva é primordial citar o ótimo atendimento. Parece óbvio, mas muitos comércios perdem concorrência por fracassar nesta etapa.
O caminho para atender o cliente cada vez melhor não tem segredo: invista em treinamento e qualifique funcionários para essa tarefa. Pesquisa citada na Forbes aponta que 75% dos clientes observam o atendimento da empresa como um teste de competência.
2- Quem é a concorrência?
Para saber essa informação vai precisar pesquisar, normalmente essa é uma das etapas do planejamento estratégico para qualquer empreendedor. Segundo o consultor empresarial ter conhecimento sobre os concorrentes, produtos, serviços e ponto de venda é de suma importância.
"Após essa análise vai identificar a área em que pode competir ou mesmo serviços que a concorrência ainda não oferece – o que é melhor ainda melhor. Evite entrar em guerra de preços!", alerta.
O modo de lidar a concorrência se modificou ao longo dos anos. Atualmente, é preciso conhecer os 'rivais', mas o segredo está muito mais intrínseco na própria empresa e no modo como administra principalmente as pessoas envolvidas – funcionários e clientes – tal como a gestão financeira.
3- Quem são os seus clientes?
Entre os três elementos necessários para uma empresa ser competitiva podemos citar o conhecimento sobre o cliente e suas 'dores'. Essa é outra etapa do planejamento empresarial que deve ser seguida.
O perfil do cliente pode variar bastante, por exemplo, em cenário econômico instável. É válido levar em conta o que ele busca no momento, poder ser preços acessíveis, mais opções de produtos ou atendimento personalizado. Nodari aponta três elementos necessários para uma empresa ser competitiva:
- Cultura de Inovação e Qualidade;
- Estratégias, objetivos e ações centrados no cliente;
- Ter um diferencial competitivo – o que temos que os concorrentes terão dificuldade de copiar;
- Saber as necessidades e perfil do cliente será essencial para aplicar estratégias de marketing eficientes.
4- Admita erros e corrija os problemas
Sabemos que as redes sociais e a interação digital exigiram que muitas empresas acordassem para a realidade instantânea. O cliente expressa praticamente de forma automática sua queixa, seguidores e outros possíveis clientes interagem e observam a postura da empresa.
Uma resposta torta ou falta de assistência às necessidades do cliente coloca qualquer reputação por água abaixo. Saiba que o feedback negativo se alastra em tempos de redes sociais, portanto invista sempre em estratégias de comunicação para melhorar o relacionamento.
Admitir o erro é crucial e esteja disposto a melhorar. Nodari ressalta que o velho ditado "O cliente tem sempre razão" não é um fato, mas uma vez que ele esteja certo diante de um péssimo atendimento, serviço ou produto – merece o devido respeito e no mínimo um pedido de desculpas e reparo. O atendimento mais uma vez é um dos pilares iniciais para definir o que é uma empresa competitiva.
"Se ele estiver equivocado, merece ser ouvido, nesse caso em particular, pois pode ter dúvidas específicas e necessite de uma atenção especial", acrescenta.
5- O manual para lidar com a concorrência
- Conhecer e estudar o mercado (clientes, concorrência, tendências, etc);
- Não subestimar a concorrência – a sua inovação de hoje é o passado de amanhã;
- Oferecer valor e não preço – evite entrar na guerra de preços;
- Conhecer os erros dos concorrentes para não os repetir;
- Ofereça produtos ou serviços melhores com valores cada vez mais competitivos;
- Monitore a concorrência, mas não a tal ponto que te paralise – o seu principal foco é o cliente;
- Seja Ético.
6- Inspiração em competitividade empresarial
O consultor de negócios cita como exemplos sobre o que é uma empresa competitiva com base na Apple. "Apple é a empresa que segundo a teoria de Kim e Mauborgne navega no Oceano Azul, pois sempre estão na frente da concorrência e não há ninguém a sua frente (só o oceano azul)".
Porque é tão difícil competir com a Apple:
- Tem um propósito claro – produtos inovadores e intuitivos;
- Centrada na experiência do cliente;
- Vende valores e não preço;
- Alto investimento em inovação, tecnologia e qualidade;
- Produtos únicos (sob a percepção do cliente).
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