9 benefícios do suco de abacaxi para sua saúde

5 de abril de 2018 336

Um dos símbolos das regiões tropicais, o abacaxi pertence à família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que concentram uma grande quantidade de nutrientes importantes para nossa saúde, tais como a vitamina C e outros antioxidantes.

O suco de abacaxi, além de saboroso e saudável – ele preserva os mesmos nutrientes encontrados na fruta –, dispensa a adição de açúcar, já que possui um sabor bastante adocicado.

O ideal, no entanto, é optar pelo natural, uma vez que os industrializados quase sempre são adoçados, contam ainda com diferentes conservantes ou elementos como o sódio, que alteram o valor nutricional e são prejudiciais para a saúde.

Benefícios que o suco de abacaxi oferece

FOTO: ISTOCK

1. Possui propriedades anti-inflamatórias

O abacaxi é a única fonte alimentar que fornece a bromelaína, uma enzima que causa diferentes efeitos para o organismo. Encontrada em maior quantidade no núcleo da fruta, que também deve ser aproveitado para o preparo do suco, entre os benefícios que essa enzima proporciona está a ação anti-inflamatória, tornando-o uma ótima indicação para o tratamento de lesões e dores musculares (1).

A bromelaína é uma enzima proteolítica, o que significa que é uma mistura de enzimas que digerem proteínas. Ela previne a quebra das células musculares, sendo eficaz para reduzir a dor, ao mesmo tempo que evita a formação de edema e favorece a recuperação após a prática de exercícios intensos, impedindo, ainda, a coagulação do sangue.

2. Inibe o crescimento de células cancerígenas

Diversos estudos apontam que o consumo da bromelaína pode ser um importante aliado para quem está em processo de quimioterapia, uma vez que ela demonstra inibir o crescimento de células cancerígenas (2).

O suco de abacaxi contém ainda betacaroteno, que pode ajudar a evitar o desenvolvimento do câncer de próstata e de cólon. Entretanto, nenhum estudo comprovou sua eficácia como auxiliar para o tratamento dessas neoplasias.

3. Beneficia a saúde do coração

A vitamina C presente no suco de abacaxi, pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas. É o que comprovam dois estudos, realizados na Finlândia e na China. Eles demonstram que a ingestão de uma dose mais elevada dessa vitamina, provoca uma diminuição no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas (34).

4. Contribui com a saúde ocular

A vitamina C desempenha ainda um papel importante para saúde ocular. Um estudo recente também comprovou que a ingestão de doses mais elevadas, reduz o risco de desenvolvimento de catarata, doença que causa a opacidade total ou parcial do cristalino, a lente natural do olho. A sugestão dos autores, inclusive, é de que ela seja usada como método preventivo (5).

5. Melhora a fertilidade natural

Além da Vitamina C, outros nutrientes presentes no abacaxi, como betacaroteno, cobre, zinco e ácido fólico (vitamina B9), ajudam a melhorar a fertilidade natural, em mulheres e homens.

6. Previne contra asma

Abacaxi contém uma boa quantidade de betacaroteno, que é convertido em vitamina A durante o processo digestivo. Embora ainda estejam em fase inicial, diversos estudos indicaram que o betacaroteno pode reduzir o risco de desenvolver a asma – estreitamento dos bronquíolos, comprometendo a respiração –, principalmente quando induzida por exercícios (6).

7. Tratamento da artrose

Alguns estudos sugerem que as propriedades anti-inflamatórias da bromelaína podem, ao mesmo tempo, auxiliar no tratamento da artrose (7).

8. Contém um alto percentual de manganês

Um dos grandes benefícios proporcionados pelo suco de abacaxi é o seu alto teor de manganês. Um nutriente essencial, ele protege as células dos danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento e evitando o desenvolvimento de diversas doenças.

Um grande percentual da população mundial é deficiente no mineral, o que pode ser evitado com o consumo frequente do suco de abacaxi (8).

9. Auxilia a saúde digestiva

O abacaxi é bastante conhecido por auxiliar no processo digestivo. Motivo pelo qual, um dos horários mais indicados para a ingestão do suco é logo após as refeições.

Por sua função proteolítica, a bromelaína atua ainda como enzima digestiva e tem demonstrado ser eficiente para melhorar os sintomas de diversas desordens em que existe uma carência enzimática, como é o caso insuficiência pancreática exócrina. Tem sido empregada também para auxiliar nos sintomas ocasionados por úlceras gástricas e constipação, reduzindo, inclusive, o inchaço (9).

Resumo nutricional

Um copo de suco de abacaxi sem açúcar contém cerca de 130 calorias, tem 33mg de cálcio, 30mg de magnésio, 25mg de vitamina C, o que representa um terço da ingestão diária recomendada mulheres (75 mg) e 25% para homens (90 mg) e 0,78 mg de ferro, cerca de 10% do valor recomendado para homens adultos. A ingestão diária indicada para mulheres, entretanto, é bem maior, 18 mg (10).

Fique atento ao consumo excessivo

Para aproveitar ainda mais os benefícios proporcionados pelo suco de abacaxi, ele pode também ser usado para amaciar e marinar carnes ou mesmo na elaboração de molhos.

No entanto, embora não exista nenhuma contraindicação apontada para o seu consumo, em doses mais elevadas ele pode ocasionar transtornos intestinais ou reações alérgicas em algumas pessoas.

Além disso, em um copo estão presentes cerca de 24g de açúcar e 132 calorias, motivo de atenção para portadores do diabetes tipo 2 e para quem está em dieta alimentar, que devem evitar o consumo excessivo da fruta.